Jovens devem aumentar a prevenção contra DSTs


O estudo ouviu 1208 jovens com idades entre 18 e 29 anos em 15 estados.


Quatro em cada dez jovens brasileiros acham que não precisam usar camisinha em um relacionamento estável, informa a pesquisa Juventude, Comportamento e DST/AIDS, com acompanhamento do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde.
Além disso, três em cada dez jovens ficariam desconfiados da fidelidade do parceiro caso ele propusesse sexo seguro. O estudo ouviu 1208 jovens, sendo que as mulheres correspondem a 55% e os homens, a 45%.
Ao todo, 91% dos jovens entrevistados já tiveram relação sexual; 40% não consideram o uso de camisinha um método eficaz na prevenção de DST ou gravidez, 36% não usaram preservativo na última vez que tiveram relações sexuais; e apenas 9,4 foram a um centro de saúde nos últimos 12 meses para obter informações ou tratamento para DST.


Os dados mostram que os jovens brasileiros não tem conhecimento sobre doenças sexualmente transmissível e formas de infecção. Um em cada cinco acredita ser possível contrair o HIV utilizando os mesmo talheres ou copos de outras pessoas e 15% pensam que enfermidades como malária, dengue, hanseníase ou tuberculose são tipos de DST. Notamos que os jovens menos vulneráveis são aqueles que conversam com os pais sobre sexualidade e que têm maior escolaridade.
O estudo recomenda mais investimentos em conteúdos de qualidade sobre sexo e AIDS na internet, programas sociais que tenham a juventude como público-alvo e que envolvam a família dos participantes; capacitação de professores sobre os temas relacionados a DST e AIDS; informação sobre o aumento da vulnerabilidade em relação ao sexo seguro quando jovens fazem consumo de álcool.
Atualmente, entre 490 mil e 530 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, 135 mil não sabem que têm o vírus. A incidência de AIDS no país, em 2011, chegou a 20,2 casos para cada 100 mil habitantes. No ano passado, foram registrados 38,8 mil novos casos da doença.


Assim a PREVENÇÃO e a INFORMAÇÃO ainda são as melhores armas contra as doenças sexualmente transmissíveis e AIDS.



Dia Mundial de Luta Contra a AIDS - Resultados da Campanha

Primeiramente, o Projeto DST/AIDS: Informação e Educação agradece a participação de todos! O número de participantes foi surpreendente!
Lembrando que o objetivo da campanha foi divulgar os testes gratuitos oferecidos pelo CTA no município de Alfenas. Quem ainda não teve a oportunidade de faze-los, vá ao CTA e coloque um ponto final na sua dúvida...







Confira algumas fotos do evento!







Questionário respondido:

As DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) constituem um dos grandes problemas de saúde pública mundial. É direito e dever de todo cidadão manter-se informado sobre as doenças sexualmente transmissíveis, de forma a se proteger do contágio e evitar a sua transmissão. Neste contexto, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
( F  )  Caso uma gestante tenha DST, seu filho não corre perigo de contrair a doença, pois não há contato entre o sangue da mãe e do bebê.
( F  )  DSTs atingem apenas os órgãos sexuais.
( F  )  A AIDS pode ser transmitida através do contato direto com o paciente, como um aperto de mão, ou através do contato indireto, como o uso dos mesmos pratos, copos e talheres.
( V )  A AIDS é causada pelo vírus HIV (em português, vírus da imunodeficiência humana), que ataca as células do sistema imunológico diminuindo a capacidade do organismo de reagir às infecções mais comuns.
( F  )  Todo portador do vírus HIV tem a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

As DSTs são evitadas com o uso de:
a)    Anticoncepcionais
b)    Camisinha (apenas masculina)
c)    Diafragma com espermicida
d)    Camisinha (masculina e feminina)

Marque a alternativa FALSA:
a)    A hepatite pode ser causada por vírus, álcool ou remédio.
b)    As hepatites B e C podem ser transmitidas pelo sangue.
c)    A hepatite C pode levar anos até revelar seu primeiro sintoma.
d)    Existe vacina gratuita nos postos de saúde contra hepatite B.
e)    A hepatite A é transmitida pelo sexo sem camisinha.
Justificativa: A hepatite A é transmitida por via fecal e oral. 


O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é o causador da AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida). Em relação a esse vírus podemos afirmar que é composto de:
     a) DNA e ataca as hemácias.
     b) RNA e ataca as hemácias.
     c) DNA e ataca os linfócitos T.
     d) RNA e ataca os linfócitos T.
     e) RNA e ataca as plaquetas.
     Justificativa: O HIV é um retrovírus e por isso apresenta RNA como material genético. O vírus ataca os linfócitos TCD4+, responsáveis pela defesa do organismo.


Um agradecimento especial aos comerciantes que colaboraram com o sucesso do stand! 












Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão