Mercosul discute HIV e aids em municípios de fronteiras

Representantes das secretarias estaduais e municipais e Ministério da Saúde irão definir um formulário integrado que será utilizado como instrumento de diagnóstico
Conteúdo extra: Galeria de fotos
A situação do HIV e da aids nos municípios brasileiros que fazem fronteira com Argentina, Uruguai e Paraguai será discutida a partir desta quinta-feira (25), em Brasília. O propósito é fazer um diagnóstico da situação da epidemia em seis municípios das regiões Sul e Centro-Oeste que fazem fronteira com esses países.
Realizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS), o evento reúne, até amanhã, representantes das secretarias estaduais e municipais de Sant’Ana do Livramento, Barra do Quaraí e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Do Paraná vieram representantes da Saúde de Foz do Iguaçu e Guaraí, e do Centro-Oeste, de Ponta Porã (MS). Esses municípios integram os Comitês Fronteiriços do Mercosul. “As regiões de fronteiras são hoje um grande desafio para o enfrentamento da aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Os países envolvidos precisam trabalhar de forma integrada e é isto que queremos: encontrar caminhos diferentes para atuar nessas áreas”, explica o diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa.
A iniciativa é um dos resultados do Projeto Fronteiras do Mercosul, que busca promover uma política integrada de luta contra a epidemia de HIV nas regiões de fronteiras desses países. “Esse diagnóstico é importante para a identificação de medidas de cooperação técnica e política do Ministério da Saúde com os municípios e estados fronteiriços do Mercosul e, ainda, entre os países” reforça Eduardo Barbosa.
Na reunião, a partir da discussão do panorama da aids e do HIV nessas regiões, será definido um formulário integrado a ser utilizado como instrumento de diagnóstico. Posteriormente, esse instrumento será acordado na Comissão Intergovernamental de HIV/Aids da Reunião de Ministros da Saúde do Mercosul (CIVIH), para a utilização por todos os Comitês.
Na próxima reunião da Comissão Intergovernamental de HIV e aids, prevista para os dias 27 e 28 de maio, em Montevidéu, Uruguai, os municípios de cada lado da fronteira, a partir de levantamento da situação prévia, consolidarão o diagnóstico juntamente com a cidade fronteira vizinha no Comitê de Fronteira.
Mais informações
Assessoria de Imprensa
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Ministério da Saúde
Tel: (61) 3315-7610/7624/7651/7616
E-mail: imprensa@aids.gov.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão