MEDICAMENTO DOIS EM UM CONTRA AIDS CHEGA AO SUS EM MARÇO

 Muito esperado por quem toma e por quem receita atirretrovirais, o comprimido que junta dois medicamentos em um, enfim, deverá ser liberado para distribuição nos serviços públicos de saúde a partir do mês que vem. É o que informa o jornal “O Estado de S. Paulo” em sua edição desta terça-feira (25), em matéria assinada pela repórter Lígia Formenti. Veja a notícia íntegra :       
                                              

O medicamento que associa tenofovir e lamivudina, combinação de duas drogas usadas para tratamento de pacientes com aids, deverá começar a ser distribuído pelo governo no próximo mês. Este é o tempo estimado para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceda o registro de produção para Farmanguinhos, laboratório público que, ao lado da empresa Blanver, vai fabricar o remédio no País.

Combinações de medicamentos para aids são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para melhorar a adesão ao tratamento e garantir melhor qualidade de vida para pacientes. Terapias para soropositivos são feitas a partir da indicação de várias drogas, prática que no passado ganhou o apelido de "coquetel". Pacientes podem ingerir até mais de dez comprimidos diferentes por vez. "Daí a importância das associações. Elas trazem menos incômodos, tornam a vida do paciente mais prática", afirma a infectologista Lígia Raquel Brito.

A chegada do medicamento combinado no SUS é aguardada há tempos. "Sou questionada com frequência pelos pacientes. O anúncio do projeto criou muita expectativa entre eles", completa. Atualmente, dos 310 mil soropositivos em tratamento do SUS, 73 mil usam em seu esquema terapêutico tenofovir e lamivudina.

Divulgada em 2012, a parceria para desenvolvimento da droga previa, de acordo o presidente da Blanver, Sergio Frangioni, a oferta do produto no segundo semestre do ano passado. Ele conta que a empresa depositou o pedido de registro da droga na Anvisa em outubro de 2012. A autorização foi concedida em dezembro.

"Já há condições para produção, entrega da droga para o Ministério da Saúde. Mas não recebemos por enquanto nenhuma sinalização", conta Frangioni. Para que isso seja feito, é preciso que Farmanguinhos também seja liberada pela Anvisa para a execução do projeto.

"Entendemos a expectativa. Mas o desejo empresarial não pode se sobrepor à segurança e à certeza de eficácia do medicamento", afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.

O laboratório Blanver foi responsável por desenvolver a combinação. No acordo de transferência de tecnologia, a empresa fica encarregada de, progressivamente, repassar a técnica de produção para Farmanguinhos. Em troca, a Blanver tem a garantia de que, em cinco anos, será o único a vender ao governo.

A associação dos medicamentos foi anunciada como uma promessa de economia. A estimativa era de que o preço fosse 20% inferior ao que é pago pelo governo na aquisição de tenofovir e lamivudina, separadamente.



Fonte: "O Estado de S. Paulo" 

                       



Postagens Relacionadas:

  • Obesidade x Vida Sexual Não é segredo para ninguém que o excesso de peso é um dos principais responsáveis por diversas e importantes condições, como problemas respiratórios, cardíacos, de diabetes, entre outros. A Pesquisa de Orçamentos Familiares … Leia Mais...
  • Soropositivos usam web para incentivar contaminação pelo HIV Eles não costumam revelar seus nomes verdadeiros. As trocas de experiências são feitas em sites cujos colaboradores não são identificados. Outras conversas acontecem em grupos fechados, de redes sociais e aplicativos. É assi… Leia Mais...
  • Importância da higiente íntima feminina, principalmente no verão! A higiene íntima, parte do cuidado pessoal diário, previne infecções, proliferações de fungos e bactérias, além do aparecimento de odores. Devido à anatomia internalizada do sistema genital, as mulheres são aquelas que devem… Leia Mais...
  • Câncer de pênis O câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. Está relacionado às baixas condições socioeconômicas e de instrução, à má higiene íntima e a… Leia Mais...
  • Campanha de vacinação contra o HPV inicia segunda-feira (09/03) Nesta segunda-feira, dia 09 de março, será iniciada a mais uma fase da Campanha de Vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), o principal responsável pelo câncer do colo do útero. A vacina contra o HPV já faz part… Leia Mais...
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2025 Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão