E aí? Peguei?

Se eu fizer sexo sem preservativo com uma pessoa com HIV ou outro tipo de Doença Sexualmente Transmissível, é certo que serei contaminado? Segundo explica o médico psiquiatra Dr. Jairo Bouer, isso não necessariamente irá ocorrer.

“Se você transar com alguém sem camisinha e ela tiver uma DST, a chance de contaminação não é 100%”, afirma em vídeo publicado na sua coluna no portal UOL.

O especialista esclarece que o risco de transmissão depende de uma série de fatores e, por isso, é impossível estimar uma porcentagem de chance de contaminação da AIDSe de outras doenças. Algumas variáveis que determinam se alguém corre maior ou menor risco de contrair uma DST são: imunidade forte ou fraca, tipo de vírus que está causando a infecção e carga do vírus, ou seja, a intensidade com a qual ele acomete o paciente.

Como não se pode definir o risco real, é fundamental que se use camisinha sempre, já que ela é a única forma de prevenir a contaminação. “Quanto mais a pessoa transa sem camisinha, maior o risco de ela se infectar: isso é uma certeza”, alerta Dr. Jairo.



Como saber se tenho AIDS?

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Para saber se uma pessoa foi infectada pelo vírus, existem dois tipos de exame.


Teste de HIV

O teste rápido, ou teste do fluído oral, detecta anticorpos contra o HIV no fluido oral da pessoa. O resultado sai em 30 minutos, e o paciente recebe aconselhamento antes e depois do exame. Ele pode ser realizado gratuitamente e inclusive de maneira anônima pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento – CTA.


Já o teste Elisa é o exame mais realizado para diagnosticar a AIDS. Ele detecta a presença de anticorpos contra o HIV no sangue do paciente. Caso o resultado seja positivo, é necessária a realização de um exame de confirmação, já que, em alguns casos, o resultado pode ser falso-positivo devido a outras doenças, como artrite reumatoide, alguns tipos de câncer e outros.

A infeção pelo HIV só pode ser detectada a partir de 30 dias após a situação de risco. Este intervalo, chamado de janela imunológica, é o tempo necessário para que a presença de anticorpos apareça nos exames, tanto no teste rápido como no teste Elisa.


Se você teve relações sexuais sem preservativo e acha que pode ter sido infectado, procure seu médico.


Fonte: Portal UOL
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão