O movimento Novembro Azul tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.
Cotidianamente, 42 homens morrem em consequência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019.
É o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos, cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos. Existe alguns fatores de risco que aumenta a chance de desenvolver a doença: histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade.
No começo da doença (na fase inicial), o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata
é o diagnóstico precoce. Mesmo sem apresentar sintomas, homens a partir dos 45
anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista
para conversar sobre o exame de toque retal.
Fonte:
0 comentários:
Postar um comentário