AIDS



AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Somente quem tem HIV pode desenvolver a doença.  A AIDS se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas.
A pessoa que tem HIV não tem, necessariamente, AIDS.
Pode levar até vários anos entre o momento da infecção pelo HIV até os primeiros sintomas da AIDS. Esse período irá depender, principalmente, do estado de saúde da pessoa. Quanto mais cedo à pessoa descobrir que tem HIV, maiores suas chances de manter uma vida saudável.



O que é HIV?
O HIV é o vírus causador da AIDS. Ele destrói as células que defendem o nosso corpo (nosso sistema imunológico). Com isso, diversas doenças podem surgir, como a tuberculose, a pneumonia, entre outras. São as chamadas doenças oportunidades.

Como se pega HIV?
Fazendo sexo sem camisinha (oral, vaginal, anal), compartilhando agulhas e seringas, de mãe para o bebê durante a gravidez, na hora do parto e/ou amamentação.




Como eu sei se tenho HIV?
O teste de AIDS é um exame de sangue para determinar se a pessoa está infectada pelo HIV. Se o resultado for positivo, a pessoa tem HIV. Se der positivo, a pessoa será encaminhada para fazer acompanhamento médico e realizar uma série de exames, como o exame CD4, que determina como estão as defesas da pessoa, e o exame de carga viral, que determina a quantidade de vírus no organismo.

Como não se pega HIV?
Sexo com camisinha, aperto de mão, abraço, picada de inseto, piscina, banheiro, doação de sangue, assento de ônibus, sabonete, toalha, talheres, copos, suor, pelo ar e beijo.



Como é o tratamento?
O tratamento inclui acompanhamento periódico com profissionais de saúde e a realização de exames. A pessoa só vai começar a tomar medicamentos (antirretrovirais) quando exames clínicos e laboratoriais indicarem necessidade. Esses remédios diminuem a multiplicação do vírus, mantendo o HIV sob controle o maior tempo possível. O tratamento é realizado pelo SUS e é um DIREITO DE TODOS.





" Eu vivo com HIV e sei disso. A diferença entre nós é que você pode ter o vírus e não saber. Vá a unidade de saúde e faça o teste de AIDS. "



QUEM TEM HIV NAMORA, BEIJA NA BOCA E TRANSA, COM CAMISINHA, ASSIM COMO TODO MUNDO.





Postagens Relacionadas:

  • Soropositivos usam web para incentivar contaminação pelo HIV Eles não costumam revelar seus nomes verdadeiros. As trocas de experiências são feitas em sites cujos colaboradores não são identificados. Outras conversas acontecem em grupos fechados, de redes sociais e aplicativos. É assi… Leia Mais...
  • Importância da higiente íntima feminina, principalmente no verão! A higiene íntima, parte do cuidado pessoal diário, previne infecções, proliferações de fungos e bactérias, além do aparecimento de odores. Devido à anatomia internalizada do sistema genital, as mulheres são aquelas que devem… Leia Mais...
  • Câncer de pênis O câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. Está relacionado às baixas condições socioeconômicas e de instrução, à má higiene íntima e a… Leia Mais...
  • Obesidade x Vida Sexual Não é segredo para ninguém que o excesso de peso é um dos principais responsáveis por diversas e importantes condições, como problemas respiratórios, cardíacos, de diabetes, entre outros. A Pesquisa de Orçamentos Familiares … Leia Mais...
  • Campanha de vacinação contra o HPV inicia segunda-feira (09/03) Nesta segunda-feira, dia 09 de março, será iniciada a mais uma fase da Campanha de Vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), o principal responsável pelo câncer do colo do útero. A vacina contra o HPV já faz part… Leia Mais...
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2025 Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão