Camisinha, sempre a melhor opção

Para se proteger das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a informação é indispensável. Saber com quem se relaciona, como se prevenir e identificar os sintomas pode ajudar a evitar essas doenças que, se não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem causar câncer, infertilidade e até a morte.

Feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas são sinais que indicam a hora de procurar um médico. No entanto, algumas doenças, como a clamídia, podem não apresentar sintomas, o que requer ainda mais atenção e orientação com um especialista.

Ao sinal do primeiro sintoma, é importante avisar o parceiro e orientá-lo a buscar tratamento para evitar a contaminação de outras pessoas. Além disso, o médico é o único que pode ajudar então a pessoa não deve ter vergonha de procurá-lo em busca de esclarecimento e orientação.

Além da transmissão pela relação sexual, doenças como a AIDS e a sífilis podem ser transmitidas pela mãe infectada - sem tratamento - para seu filho durante a gestação ou o parto. No caso da AIDS, a transmissão pode ser feita também durante a amamentação. 

A infecção causada pela sífilis pode causar má formação do feto, aborto ou até a morte do bebê. Ele pode nascer com pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, problemas ósseos, surdez e até mesmo deficiência mental. Para diagnosticar a doença, é pedido um exame de sangue no primeiro trimestre da gravidez, que deve ser repetido no terceiro trimestre e logo antes do parto, na maternidade.






Para diagnosticar a AIDS, é feito o teste HIV que busca anticorpos contra o vírus no sangue do paciente. Se detectado, os médicos pedem outro teste para confirmar a doença. Mas há também o teste rápido, que permite detectar os anticorpos do HIV e  da hepatite em até 30 minutos.


POSSÍVEIS SINTOMAS DAS DST’S
GONORRÉIA
CLAMÍDIA
HPV
SÍFILIS
Dor
Dor
Sem dor
Sem dor
Corrimento, com coceira e mau cheiro
Corrimento, com coceira e mau cheiro
Sem corrimento, coceira ou mau cheiro
Sem corrimento, coceira ou mau cheiro
Não aparecem verrugas e feridas nos genitais
Não aparecem verrugas e feridas nos genitais
Não aparecem feridas, mas aparecem verrugas nos genitais
Não aparecem verrugas, mas aparecem feridas nos genitais


Em caso de acidente, camisinha furada ocasionalmente, acidente com objetos cortantes com sangue ou estupro, o governo brasileiro oferta os medicamentos contra a Aids como prevenção. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.




Se você procura informações, o SUS oferece o Disque-saúde: é só ligar 136 que os atendentes tiram dúvidas e indicam onde você pode fazer os testes.




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão