A pílula anticoncepcional surgiu durante os anos 60, e trouxe com ela uma revolução enorme na vida das mulheres. Atualmente novos estudos estão levando a produção de um novo contraceptivo, porém dessa vez direcionado aos homens, e isto pode levar a uma divisão de responsabilidade entre o casal. Além disso, os benefícios que poderiam ser causados com esse novo método são um maior controle por parte dos homens ao irem praticar uma relação sexual, e também aliviar o corpo das mulheres de uma carga exaustiva de hormônios. O novo medicamento chama-se "Vasalgel" e a tendência é que esteja no mercado a partir de 2018.
O fármaco atua como uma vasectomia reversível, e diferentemente da pílula usada pelas mulheres não leva hormônios e não necessita ser administrado todos os dias. O medicamento será usado na forma de uma injeção única que fará efeito por um período prolongado.
O Vasalgel é um gel que será injetado (sob anestesia) no interior dos vasos deferentes (local por onde são transportados os espermatozoides produzidos nos testículos), nesse local esse gel forma uma barreira semipermeável que se acomoda nas pequenas dobras da parede do vaso. Com essa barreira o espaço dentro do vaso deferente diminui e os espermatozoides são grandes demais para passar, então eles acabam sendo reabsorvidos pelo organismo.
Com isso, o homem vai ejacular, mas sem espermatozoides, impossibilitando a fecundação.
Para reverter o quadro seria possível fazer uma lavagem do canal deferente com bicarbonato de sódio, assim o caminho voltaria a ficar livre, liberando a passagem dos espermatozoides. Contudo, é muito importante ressaltar que qualquer método contraceptivo não substitui o uso da camisinha, que além de também ter função sobre a contracepção, é o único método que protege contra as doenças sexualmente transmissíveis.
REFERÊNCIAS
0 comentários:
Postar um comentário