Aconteceu na cidade de Basileia, na Suíça, a 17ª Conferência Europeia de HIV, evento que reúne especialistas sobre o tema para discutir os avanços e novidades científicas do tratamento e prevenção desse vírus.
Tradicionalmente os europeus costumam ser progressistas nos seus posicionamentos sobre questões polêmicas que envolvem o HIV. Em 2008, por exemplo, nesse mesmo país onde agora é realizada a conferência, pela primeira vez alguém afirmou oficialmente que, sob tratamento antirretroviral adequado, uma pessoa que vive com HIV deixa de transmitir seu vírus por via sexual.
Durante o evento da última semana, foi lançada a 10ª edição do Guia da Sociedade Europeia Clínica de Aids, e nele há um capítulo atualizado sobre saúde reprodutiva que estabelece que se num casal sorodiferente a pessoa que vive com HIV está com a carga viral indetectável, a tentativa de engravidar pode ser feita da maneira tradicional, com o sexo sem preservativo. Da mesma forma que qualquer outro casal do mundo faria. Mais do que isso, a reprodução assistida com a utilização da Lavagem de Esperma, um procedimento extremamente caro que foi exigido por anos para a eliminação do vírus, deixa no novo guia de ser recomendada .
É bom lembrar que todas as demais recomendações para um casal que pretende engravidar continuam valendo, como o início do pré-natal antes mesmo da concepção, com a investigação das demais ISTs e a escolha do melhor esquema antirretroviral para uma mulher gestante.
A incorporação do conceito I=I às recomendações de saúde sexual e reprodutiva da sociedade europeia de HIV é um marco na história do enfrentamento do HIV e uma vitória da ciência contra a sorofobia. Algo que em breve passará a ser reconhecido e recomendado no resto do mundo, trazendo melhora considerável na vida de milhões de pessoas que vivem com esse vírus sob tratamento.
Olá a todos, Meu nome é Andre Douglas, meu e-mail de hangout é andrecamilodouglas@gmail.com.
ResponderExcluirTenho sido HIV positivo desde os últimos três anos com minha namorada, mas hoje estou feliz por ser HIV negativo com a ajuda do medicamento fitoterápico do Dr. O.water, o grande curador. Eu estava navegando na Internet em busca de ajuda quando me deparei com um testemunho compartilhado por alguém sobre como o Dr. O.water o curou do vih. Sempre acreditei que existe solução para todos os problemas. Estou em Bedum, Holanda, mas tentei o meu melhor para ter certeza de que falaria com o Dr. O.water porque eu precisava muito de seu tratamento. Felizmente para mim, peguei o remédio e usei conforme as instruções. Dr. O.water trouxe um sorriso ao meu rosto com seu medicamento à base de ervas. Estou muito feliz hoje por termos alguém como esse grande curador por aí. Portanto, meu povo, por favor, contate este curandeiro em seu e-mail: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM ou Whatsapp: +2349050205019. Ele também pode curar Herpes, Hepatite B, Hepatite C, HPV, Diabetes, Câncer, Asma e muito mais