Dia Mundial de Luta Contra a AIDS


O dia primeiro de dezembro foi escolhido como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, data instituída pela ONU, a fim de fazer dela um dia de batalha contra a doença, visando mobilizar a opinião pública sobre a gravidade da doença e amenizar o preconceito sofrido pelos portadores do HIV, o vírus causador da doença.



Ministério da Saúde realiza mobilização para testagem de HIV
O Ministério da Saúde, em parceria com estados, municípios e sociedade civil, irá realizar uma mobilização nacional para testagem de sífilis, HIV e hepatites virais (B e C). Na cidade de Alfenas, todas as pessoas que desejarem saber sua condição podem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, do dia 27 de novembro ao dia 1º de dezembro.
Entre as ações, está o lançamento do novo boletim epidemiológico, que traz, como novidade, a inclusão de informações sobre monitoramento clínico dos pacientes, carga viral, contagem de CD4 (situação do sistema imunológico) e tratamento.
Cerca de 70% dos pacientes com AIDS, que recebem medicamentos pelo SUS, apresentam cargas virais indetectáveis, ou seja, estão vivendo cada vez mais.

FIQUE SABENDO -  A partir dessa quinta-feira até 1º de dezembro – as unidades da estratégia de mobilização “Fique Sabendo” estarão em todos os estados do país, oferecendo a testagem para HIV/AIDS, sífilis e hepatites B e C.  Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado.


 “O diagnóstico precoce produz dois impactos positivos: o individual e o coletivo. Primeiro, é importante que o paciente saiba que está infectado, isso possibilita um tratamento eficaz e mais rápido, reduzindo os riscos e melhorando a qualidade de vida. Segundo, reduz a carga viral negativa. Viver com HIV não é simples, mas saber é muito melhor", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

CAMPANHA – O público alvo é a população em geral, especialmente a que vive em situação de maior vulnerabilidade, como homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e profissionais do sexo. Também incentiva os profissionais de saúde a recomendarem a testagem aos pacientes, independente de gênero, orientação sexual, comportamento ou contextos de maior vulnerabilidade.
 A campanha terá a seguinte abordagem: “Eu vivo com HIV e sei disso. A diferença entre nós é que você pode ter o vírus e não saber. Vá à unidade de saúde e faça o teste de AIDS”.

Na Universidade Federal de Alfenas - Campus Alfenas, os alunos do curso de Farmácia estão divulgando a campanha, bem como distribuindo panfletos informativos e preservativos no hall do prédio V.

Nesta sexta-feira, dia 30, o projeto DST/AIDS: Informação e Educação realizará um stand informativo e interativo no mesmo local. Serão disponibilizados questionários para os alunos avaliarem seus conhecimentos sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis e haverá sorteio de brindes para quem responde-los!! Participe você também!

Postagens Relacionadas:

  • Donovanose O que é? É uma infecção causada pela bactéria Klebsiella granulomatis, que afeta a pele e mucosas das regiões da genitália, da virilha e do ânus. Causa úlceras e destrói a pele infectada. É mais frequente no Nort… Leia Mais...
  • FIQUE LIGADO Ministério da Saúde inicia segunda etapa da vacinação contra HPV Mais de 4,3 milhões de meninas de 11 a 13 anos já receberam a primeira dose da vacina. Tomar a segunda dose é fundamental para garantir a imunização. … Leia Mais...
  • Aids: entenda por que as mulheres estão mais expostas à doença Sabia que elas têm uma probabilidade duas vezes maior de contrair o HIV em uma relação sexual com um homem soropositivo? Para ter ideia, a própria anatomia feminina facilita a infecção pelo vírus. Fique por dentro dessa hist… Leia Mais...
  • HTLV (VÍRUS LINFOTRÓPICO DA CÉLULA HUMANA)   O que é? O HTLV é um retrovírus da mesma família do HIV, que infecta a célula T humana, um tipo de linfócito importante para o sistema de defesa do organismo. Ele foi isolado, em 1980, no portador de um tipo… Leia Mais...
  • Parasita que causa DST pode estar ligado a câncer de próstata O parasita Trichomonas vaginalis, responsável pela doença sexualmente transmissível tricomoníase, pode estar ligado ao desenvolvimento do câncer de próstata. Segundo um estudo, esse protozoário secreta uma proteína que est… Leia Mais...
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2025 Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão