ANTICONCEPCIONAIS: ELES PREVINEM CONTRA DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS?


Há muito tempo fala-se sobre as barreiras e métodos contraceptivos e sempre surgem dúvidas em relação a evitar uma gravidez  não planejada e principalmente sobre quais são os métodos mais eficazes contra doenças sexualmente transmissíveis. No informativo a seguir damos as respostas para todas estas dúvidas!!!
 



TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA SE PROTEGER:
As pílulas anticoncepcionais previnem doenças sexualmente transmissíveis?
Não. Elas são mecanismos usados apenas para evitar uma eventual gravidez que não seja desejada pelo casal  assim, elas fazem um controle hormonal mas NÃO evitam  que as DST’s sejam transmitidas entre os parceiros mesmo se a mulher estiver fazendo uso de pílulas conticoncepcionais. A transmissão das DST’s é pelo CONTATO com os fluídos orgânicos, por isso é recomendado o uso de preservativo em todas as relações sexuais!

As pílulas NÃO protegem de DST/AIDS/HEPATITES VIRAIS.














Oque são métodos anticoncepcionais?
São maneiras, medicamentos, objetos e cirurgias usados pelas pessoas para evitar a gravidez. Existem métodos considerados reversíveis, que são aqueles em que a pessoa, após parar de usá-los, volta a ter a capacidade de engravidar. Existem métodos considerados irreversíveis, como a ligadura de trompas uterinas e a vasectomia, porque, após utilizá-los, é muito difícil a pessoa recuperar a capacidade de engravidar. Por isso, para optarem pela ligadura de trompas ou vasectomia é importante as pessoas estarem seguras de que fazem a opção realmente para não ter filhos.

Qual a melhor forma de se escolher o método anticoncepcional?
A escolha deve ser livre, mas bem informada. É importante procurar o serviço de saúde para receber informações e seu médico para receber as orientações corretas antes de iniciar qualquer método contraceptivo.  Cada método oferece vantagens e desvantagens e nenhum tem 100% de eficácia garantida, mesmo aqueles que são feitos por barreira. Todos tendo uma certa probabilidade de falha, é imprescindível que o material escolhido esteja nas melhores condições de conservação, dentro do prazo de validade e possua o carimbo do INMETRO.

Como as pílulas agem no corpo então?
As pílulas são feitas de hormônios parecidos com os hormônios produzidos pelos ovários da mulher, o estrogênio e a progesterona. São agentes que impedem a ovulação. Também atuam dificultando a passagem dos espermatozóides para o interior do útero. Existem diferentes tipos de pílulas, de acordo com os hormônios que elas contém e também com a quantidade hormonal. 

Quais os tipos de pílula que existem no mercado?
Existem as pílulas combinadas ( que contém estrogênio + progesterona) e as minipílulas ( estas contém somente a progesterona). As pílulas combinadas podem ser usadas por mulheres de todas as idades, a partir da primeira menstruação, desde que não apresentem nenhuma contra-indicação para o seu uso. As minipílulas são os únicos tipos de pílulas que podem  ser usadas durante a amamentação. Neste caso, o uso deve ser iniciado seis semanas após o parto. Para uma ação adequada, a pílula deve ser tomada todos os dias, de preferência no mesmo horário.

Quais são os métodos de barreira?
Os métodos mais comuns usados são os preservativos: a camisinha masculina e a feminina. Entre os dois, ambos tem grande eficácia de proteção e aquele que deixar a pessoa mais confortável e que melhor se adaptar ao seu modo de vida e rotina é o mais indicado! O importante é sempre usar camisinha!

O QUE É IMPORTANTE SABER SOBRE A CAMISINHA?
A camisinha masculina ou feminina  são os únicos que oferecem DUPLA PROTEÇÃO, ou seja, protegem, ao mesmo tempo, de DST’s e da gravidez.
A camisinha é prática. Ela funciona como uma barreira pois o esperma ejaculado pelo homem fica retido na camisinha. Deve ser colocada apenas na hora da relação sexual e retirada logo em seguida. Deve ser usada em qualquer tipo de relação sexual e deve ser colococada ANTES do contato, seja através de sexo anal, oral ou vaginal. Ela não atrapalha o prazer sexual. USE SEMPRE CAMISINHA!


CUIDADOS IMPORTANTES COM A CAMISINHA:
  • ·         Guardar a camisinha em local seco e fresco
  • ·         A camisinha não deve ficar exposta ao sol ou ao calor
  • ·         Não carregar a camisinha permanentemente na carteira, no bolso da calça, na agenda, onde o calor e os movimentos de atrito podem rasgar o material
  • ·         Não abrir a embalagem com auxílio dos dentes. A embalagem tem uma região picotada nas laterais para facilitar a abertura
  • ·         Verificar se a embalagem não está furada antes do uso
  • ·         Não usar lubrificantes oleósos, como vaselina, por exemplo
  • ·         Nunca se deve usar duas camisinhas ao mesmo tempo
  • ·         Verificar o prazo de validade e se tem carimbo do Inmetro ( que certifica a qualidade da camisinha!)



As pílulas NÃO protegem de DST/AIDS/HEPATITES VIRAIS. 



FONTES:
Cartilha de Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais do Ministério da Saúde;
Site:http://www.aids.gov.br

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Suplementos de ervas têm existido por milhares de anos e podem ser rastreados por várias culturas diferentes. Por enquanto. As ervas são usadas agora para curar diabéticos, herpes, dor crônica, asma, quisto ovariano e mesmo HIV. Gosto tanto de ervas. Na maioria das vezes, a injeção e a droga são apenas uma perda de duração. Eu estava curado do HIV no ano passado com o uso de ervas, eu sofri de HIV por 13 anos, mas com a ajuda de DR. Freeman OSAS ervas medicinais, eu estava curado em algumas semanas de usar as ervas que ele me enviou por correio serviço de entrega. Eu não sei o tipo de problema de saúde que você está enfrentando agora, mas eu garanti que você vai ser curado se você entrar em contato com o Dr. Freeman OSAS e explicar o seu problema para ele, que as questões vão resolver em poucas semanas, entre em contato com Dr. Freeman OSAS por seu endereço de e-mail : drosasherbalhome@gmail.com ou alcançá-lo através do número WHATSAP + 2349035428122

    ResponderExcluir

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão