1º de Dezembro: Dia Mundial de Luta contra a Aids



No próximo dia 1º, será celebrado o Dia Mundial de Combate a Aids. Este dia é comemorado no Brasil desde 1988. Por decisão do Ministério da Saúde, a data foi estabelecida devido a grande falta de informação sobre a doença e ao preconceito que a rodeava.
O intuito é que nesta data seja despertada a consciência da necessidade da prevenção, a promoção do conhecimento da doença e redução da discriminação que ainda há contra os soropositivos dentro da sociedade.
Todo ano, no dia 1º de dezembro, campanhas de prevenção da Aids são realizadas em todo o País e também ao redor do mundo. Esta data se apresenta como uma oportunidade para pessoas do mundo inteiro se unirem na luta contra o HIV, mostrando seu apoio às pessoas que vivem com o vírus e celebrando em nome daqueles que já faleceram devido à doença.




Hoje, dia 19 de novembro (quarta-feira), a partir das 11 horas, no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, ativistas da luta contra a Aids se reunirão para lembrar as mortes em consequência da doença. Os manifestantes sairão em caminhada até a esquina da Paulista com a Augusta, carregando cruzes que simbolizam as mais de 12 mil mortes no Brasil. O ato, organizado pelo Fórum de ONGs/Aids de São Paulo (Foaesp), faz parte das atividades do Dia Mundial de Luta contra a Aids. A manifestação tem como intuito chamar atenção sobre o cenário da doença no país, no qual acredita-se que a maioria das mortes se dá pela dificuldade da população no acesso ao serviço de saúde.
Organizações internacionais recomendam a utilização da fita vermelha - símbolo de solidariedade e comprometimento na luta contra a aids, para demonstrar o seu apoio às pessoas que vivem com o HIV, além de usar seu conhecimento sobre a doença para orientar as pessoas a respeito da prevenção, importância dos exames e respeito aos soropositivos.

Por que utiliza-se o laço vermelho como símbolo? 


Em 1991, 10 anos após o surgimento do HIV, um grupo de 12 artistas se reuniu para discutir um novo projeto para o Visual Aids, organização de artes de Nova York que promove a conscientização da população sobre a doença. Após um brainstorm (tempestade de ideias) entre o grupo, o laço vermelho foi escolhido por causa da sua ligação ao sangue e à ideia de paixão. Os artistas se inspiraram na fita amarela utilizada em apoio aos militares americanos na Guerra do Golfo. O formato foi escolhido pela facilidade em reproduzir o laço por qualquer um.

Campanha 1º de Dezembro


Em breve, postaremos detalhes sobre a campanha que será realizada em comemoração a data com a colaboração dos acadêmicos do Projeto DST/Aids e Hepatites Virais em Alfenas-MG. Serão montados stands para distribuição de materiais educativos e preservativos, demonstração de uso de preservativos masculinos e femininos, testes rápidos e orientações sobre as DST's. Contamos com a presença de vocês!



Fonte:
  • World Aids Day. Disponível em: <http://www.worldaidsday.org/>.
  • Agência de Notícias da Aids. Disponível em: <http://www.agenciaaids.com.br/noticias/interna.php?id=22884>.
  • DST, AIDS e Hepatites Virais. Disponível em: <http://www.aids.gov.br/noticia/1o-de-dezembro-e-dia-mundial-de-luta-contra-aids>.

Fonte das imagens:
  • http://www.tumblr.com/search/world+AIDS+day
  • http://theybf.com/2012/12/01/world-aids-day-2012
  • http://www.worldaidsday.org/

Postagens Relacionadas:

  • HIV, Sífilis e Hepatites B e C em travestis e mulheres trans Pela primeira vez no Brasil, realizou-se o “Estudo de Abrangência Nacional de Comportamentos, Atitudes, Práticas e Prevalência para o HIV, Sífilis e Hepatites B e C entre Travestis e Mulheres Trans”, também conhecida … Leia Mais...
  • TESTE RÁPIDO DO HIV Os testes rápidos são aqueles que a execução, leitura e interpretação dos resultados, são feitos em o máximo 30 minutos e que não necessitam de uma estrutura laboratorial para a sua realização. Vi… Leia Mais...
  • Epidemia de aids no Brasil Em 1981, quando foram detectados os primeiros cinco casos de homossexuais de classe média alta com aids na Universidade da Califórnia, ninguém poderia imaginar que estava emergindo uma das epidemias mais devastadoras da… Leia Mais...
  • Importância da vacinação contra HPV O HPV é a representação da sigla em inglês para Papilomavírus Humano, sendo este um vírus capaz de infectar pele ou mucosas como oral, genital ou anal, tendo ação tanto em homens quanto em mulheres, sendo esta uma infecçã… Leia Mais...
  • Cancro Mole Fonte: Guia Médico Brasileiro O cancro mole é uma infecção sexualmente transmissível (IST) bacteriana, também conhecida como cancróide ou cancro venéreo simples. A bactéria causadora é a Haemophilus ducreyi, que é ger… Leia Mais...
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2025 Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão