Sexo anal e higiene: esclareça suas dúvidas!



O sexo anal continua sendo uma prática repleta de tabus e por isso pouco se fala sobre os cuidados que devem ser tomados durante o ato. A via anal pode trazer muito prazer a homens e mulheres, desde que algumas medidas importantes sejam tomadas.

Não é certo sentir dor em todas as relações. Estar com o corpo relaxado pode reduzir a dor e para isso, é importante que as duas pessoas estejam confortáveis com a situação. A ginecologista Sueli Raposo, do Laboratório Exame em Brasília, afirma que no caso das mulheres, a relação anal tende a ser mais dolorosa porque a região não tem a mesma elasticidade da vagina. A especialista ainda recomenda a utilização de lubrificantes à base de água, já que a região anal não possui lubrificação própria. 

Ao contrário do que muitos pensam, é possível chegar ao orgamo pelo sexo anal. Tudo depende da lubrificação do canal, das preliminares e do grau de excitação dos parceiros. Muitas mulheres conseguem sentir tanto prazer na relação anal, quanto na relação vaginal.

O risco de engravidar pelo sexo anal é bem reduzido. A penetração no sexo vaginal ocorre pelo canal diretamente ligado aos órgãos reprodutores femininos, onde será depositado o sémen (líquido rico em espermatozóides) e haver a fecundação. No caso do sexo anal, o canal penetrado faz ligação apenas com o intestino grosso, órgão sem comunicação com o sistema reprodutor.

Além de medidas para aproveitar melhor o prazer no sexo anal, cuidados de higiene são fundamentais antes, durante e após a prática. O canal anal é habitado por muitas bactérias que quando próximas da uretra podem causar infecções uretrais ou urinárias graves.

A penetração pode causar fissuras no ânus, permitindo a entrada de bactérias e vírus na corrente sanguínea. Doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e HPV, podem ser transmitidas por esta via.

Por isso, é importante que haja uma boa higiene dos parceiros e o uso de preservativo. Lembrando que nunca se deve ter uma relação anal seguida de uma vaginal, sem que seja trocado o preservativo e feita a devida higiene com água e sabonete. A evacuação antes da relação também é importante para se evitar que fezes surjam durante o ato. A pessoa que penetrou deve sempre urinar após o sexo e limpar o pênis.

Abaixo, mais dicas para aumentar a segurança no sexo anal:

Evite o sexo oral ou vaginal após a penetração do pênis no canal anal até que seja colocado um novo preseervativo. 
Use bastante lubrificante para reduzir o risco de fissuras no tecido anal. Juntamente com o preservativo de látex, usar sempre lubrificante a base de água. 
Estar relaxado durante a penetração pode evitar o aparecimento de fissuras. 
Pare se sentir dor durante a prática anal. 
Se houver sangramento após o ato ou você notar feridas ou caroços ao redor do ânus, consulte um médico o mais rápido possível. 


Fontes:


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão