Gonorreia: Fique atento aos sintomas dessa infecção sexualmente transmissível


   Gonorreia é uma infecção causada por bactérias que podem atingir os órgãos genitais masculino e feminino, em especial a uretra (canal que liga a bexiga ao meio externo). A gonorreia pode infectar o pênis, o colo do útero, o reto (canal anal), a garganta e os olhos. Quando não tratadas, essas doenças podem causar infertilidade (dificuldade para ter filhos), dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas, entre outros danos à saúde. Apesar de apresentar muitos sintomas, é muito comum estar doente e não ter sintoma algum. Por isso, é recomendável procurar um serviço de saúde periodicamente, em especial se houve sexo sem camisinha.
   Segundo o departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, que causa a gonorreia, se manifesta no organismo pelos seguintes sintomas:

Na mulher:
  • Corrimento purulento ou com cheiro ruim (amarelado ou claro)
  • Ardência na vagina e ao fazer xixi
  • Cólicas
  • Dor na relação sexual
   A maior parte das mulheres infectadas provavelmente desenvolve sintomas, mas muitas permanecem assintomáticas ou desenvolvem sintomatologia leve que não gera preocupação e assim, não busca assistência médica. O período de incubação da gonorréia é mais variável e menos definido nas mulheres que nos homens, mas a maioria das que se tornam sintomáticas fazem-no em 10 dias. Os sintomas predominantes incluem a cervicite (inflamação do colo uterino), às vezes uretrite (inflamação da uretra), corrimento vaginal, dor e dificuldade pra urinar (disúria) e sangramento fora do período menstrual. O exame físico pode ou não revelar exsudato cervical purulento (corrimentos). Também se manifesta dor ao apalpar a região sobre o útero. Alterações tubárias podem ocorrer, levando aproximadamente a 10% dos casos a obstrução tubária e infertilidade. Nos casos em que não ocorre obstrução, há risco de gravidez ectópica.

Já os sintomas de gonorreia masculina são:
  • Saída de pus ou corrimento pela uretra
  • Dor nos testículos
  • Dor ao urinar
  • Sensação de “urina quente”
    A uretrite aguda ou gonorreia representa a manifestação predominante no homem. O período de incubação é de 2 a 5 dias, podendo variar de 1 a 10 dias. Os principais sintomas incluem o corrimento uretral e dor e dificuldade pra urinar, geralmente sem aumento da freqüência ou urgência urinária. O corrimento pode ser inicialmente mucóide, mas em 1 a 2 dias, torna-se purulento. Comparada à uretrite não-gonocócica, o período de incubação da gonorréia mostra-se menor, a disúria revela-se mais comum e o corrimento, mais abundante e purulento. As uretrites gonocócicas são causadas pela Neisseria gonorrheae, e as não gonocócicas são causadas por diferentes tipos de germes, entre os quais a Chlamydia trachomatis.

   Além da transmissão pelo sexo anal e vaginal, o sexo oral pode gerar casos de gonorreia na garganta. Eles são ainda mais perigosos, visto que apenas uma pequena parcela dos casos é sintomática, apresentando secura e machucados na faringe. Nos demais, a doença é silenciosa, o que facilita a transmissão.

   A prevenção é feita com uso de preservativos nas relações sexuais, inclusive para a prática de sexo oral. Essa é a única forma de evitar o contágio com a bactéria da gonorreia. Assim, procure sempre assistência médica ao primeiro sinal de corrimento ou secreção purulenta, coceira ou ardor ao urinar e siga rigorosamente a prescrição médica para ter certeza de que a bactéria foi eliminada por completo.
Referências:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822000000500007> Acesso em: 23 de Abril de 2019
<http://giv.org.br/DST/Clam%C3%ADdia-Gonorreia/index.html> Acesso em: 23 de Abril de 2019
<https://www.vix.com/pt/saude/547946/corrimento-sensacao-de-urina-quente-e-6-sinais-de-gonorreia-no-homem-e-na-mulher> Acesso em: 23 de Abril de 2019

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão