Dia Mundial de Luta Contra a AIDS


O dia primeiro de dezembro foi escolhido como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, data instituída pela ONU, a fim de fazer dela um dia de batalha contra a doença, visando mobilizar a opinião pública sobre a gravidade da doença e amenizar o preconceito sofrido pelos portadores do HIV, o vírus causador da doença.



Ministério da Saúde realiza mobilização para testagem de HIV
O Ministério da Saúde, em parceria com estados, municípios e sociedade civil, irá realizar uma mobilização nacional para testagem de sífilis, HIV e hepatites virais (B e C). Na cidade de Alfenas, todas as pessoas que desejarem saber sua condição podem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, do dia 27 de novembro ao dia 1º de dezembro.
Entre as ações, está o lançamento do novo boletim epidemiológico, que traz, como novidade, a inclusão de informações sobre monitoramento clínico dos pacientes, carga viral, contagem de CD4 (situação do sistema imunológico) e tratamento.
Cerca de 70% dos pacientes com AIDS, que recebem medicamentos pelo SUS, apresentam cargas virais indetectáveis, ou seja, estão vivendo cada vez mais.

FIQUE SABENDO -  A partir dessa quinta-feira até 1º de dezembro – as unidades da estratégia de mobilização “Fique Sabendo” estarão em todos os estados do país, oferecendo a testagem para HIV/AIDS, sífilis e hepatites B e C.  Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado.


 “O diagnóstico precoce produz dois impactos positivos: o individual e o coletivo. Primeiro, é importante que o paciente saiba que está infectado, isso possibilita um tratamento eficaz e mais rápido, reduzindo os riscos e melhorando a qualidade de vida. Segundo, reduz a carga viral negativa. Viver com HIV não é simples, mas saber é muito melhor", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

CAMPANHA – O público alvo é a população em geral, especialmente a que vive em situação de maior vulnerabilidade, como homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e profissionais do sexo. Também incentiva os profissionais de saúde a recomendarem a testagem aos pacientes, independente de gênero, orientação sexual, comportamento ou contextos de maior vulnerabilidade.
 A campanha terá a seguinte abordagem: “Eu vivo com HIV e sei disso. A diferença entre nós é que você pode ter o vírus e não saber. Vá à unidade de saúde e faça o teste de AIDS”.

Na Universidade Federal de Alfenas - Campus Alfenas, os alunos do curso de Farmácia estão divulgando a campanha, bem como distribuindo panfletos informativos e preservativos no hall do prédio V.

Nesta sexta-feira, dia 30, o projeto DST/AIDS: Informação e Educação realizará um stand informativo e interativo no mesmo local. Serão disponibilizados questionários para os alunos avaliarem seus conhecimentos sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis e haverá sorteio de brindes para quem responde-los!! Participe você também!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão