O Exame de Papanicolau


O que você precisa saber sobre o Exame Preventivo?
O exame citológico de amostras cervicovaginais (também conhecido como Citopatológico, Preventivo,
Exame de Papanicolau, pap test) é um método usado para diagnosticar as doenças sexualmente transmissíveis além de ser de fundamental importância para prevenção e detecção do câncer de colo de útero.                                                                                                               
Quem precisa fazer o exame?
O exame deve ser realizado por todas as mulheres com vida sexual ativa, inclusive mulheres que não possuam mais o útero (que tenham realizado Histerectomia).

É preciso estar com algum sintoma para realizar o Papanicolau?

Não. Você não precisa estar doente ou apresentar sintomas para fazer o exame pois muitas patologias demoram algum tempo para apresentar sinais e sintomas, as vezes até mesmo anos! Por outro lado, mesmo que você não tenha suspeitas de estar contaminada com alguma doença é importante, mesmo assim, realizar o exame pois ele previne contra complicações futuras. Ter hábitos saudáveis e prevenir-se (sempre!) é o melhor caminho a seguir.


Mulheres virgens podem realizar este exame?
Inicialmente é um procedimento indicado para mulheres que já tem vida sexual ativa, mas pode ser feito, a pedido do seu médico, para fins diagnósticos e o material utilizado para o procedimento é diferente (especifico para mulheres virgens). É importante lembrar que a mulher não deixara de ser virgem após o exame, visto que é realizado com técnica diferenciada e por profissional de saúde qualificado.

Quando o Papanicolau deve ser feito?
O exame deve ser realizado periodicamente e o ideal é ser feito pelo menos uma vez ao ano.

Onde é realizado?
Você pode procurar as Unidades de Saúde (Posto de Saúde da Família, Ambulatório Municipal, Unidade Básica de Saúde) da sua cidade para se informar sobre os dias e horários de realização e agendar o seu exame. Lembrando que é um direito de toda mulher, além de ser gratuito!

Como o Papanicolau é feito?
A mulher vai ficar deitada com as costas para baixo (decúbito dorsal) e posicionar as pernas abertas sobre dois apoios laterais (as perneiras).
Em seguida, como a vagina da mulher é naturalmente “fechadinha” devido a musculatura presente na região, faz se necessário a introdução de um espéculo na vagina que permite a visualização do colo de útero. A coleta do material é realizada então de três lugares distintos: da parte externa do colo (ectocérvice), da parte interna do colo (endocérvice) e do fundo do saco vaginal. E pronto! Este material será encaminhado para análise e então é só aguardar o resultado.

É necessário fazer algum preparo antes do exame?
  • Não estar menstruada
  • Aguardar 5 dias a partir do fim da menstruação
  • Não ter relações sexuais 24 horas antes
  • Não utilizar duchas vaginais 24 horas antes
  • Não usar cremes vaginais 3 dias antes
O exame causa dor?
Algumas mulheres relatam sentirem um pequeno desconforto durante o exame, no entanto, trata-se de um procedimento rápido e muito eficiente.

7 motivos para você realizar o exame:
·         É um procedimento discreto e sigiloso

·         É realizado por profissionais qualificados

·         Você vai ficar mais tranqüila quanto sua saúde

·         Você vai economizar tempo e dinheiro (pois é rápido e gratuito)

·         Doenças sexualmente transmissíveis podem ser diagnosticadas logo no começo e o tratamento será muito mais eficaz

·         Você pode se prevenir contra o Câncer do colo uterino

·         A prevenção é o melhor caminho para ter uma vida mais saudável, longa e feliz!



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão