Camisinha: sete erros

Será que você pode colocar a camisinha de qualquer maneira? NÃO!
Alguns erros na hora de usar o preservativo podem fazer com que toda a sua eficácia seja destruída. Para ajudar a evitar que a eficácia e a segurança do preservativo sejam colocados em risco, está aí uma lista de erros mais comuns ao se usar camisinha:



1) Colocar a camisinha pelo lado errado
Quando a camisinha é desenrolada do lado errado, deve ser descartada. Como saber se isso aconteceu? É simples. O rolamento até a base do pênis será mais difícil. Se isso acontecer é porque está do lado errado. Deve-se pegar outra.

2) Desenrolar a camisinha na mão e não no pênis
Para começar, fazer isso vai dificultar na hora de colocar o preservativo. Além disso, ao manuseá-la o risco de entrar ar aumenta. Se o ar entrar, a chance de ela se romper durante a relação é grande.

3)Esquecer de deixar uma folga no preservativo
É necessário deixar um espaço livre da camisinha na ponta do pênis e depois desenrolar até a sua base. Esse local livre será onde ficará o sêmen. Fazer isso é simples. Basta pressionar a ponta do preservativo para tirar todo o ar (deixar um pouco de "vácuo") e só depois desenrolar.

4) Usar mais de um preservativo
Há quem ache que ao colocar mais de uma camisinha ficará mais seguro. Porém, o que acontece é que a segurança diminui. Os preservativos ficam mais justos, além de ocorrer o atrito entre um e outro. Isso faz com que seja mais fácil o rompimento.

5) Usar a boca para abrir a embalagem da camisinha
Esse erro é muito frequente. O local para abertura da embalagem pode ser aberto com facilidade com as mãos. O uso da boca ou objeto cortante pode perfurar o preservativo e sua eficácia ficará comprometida.

6) Só tirar o pênis da vagina quando ele não está mais ereto
O correto é logo após ejacular, tirar o pênis da vagina para que a camisinha saia com ele. Caso contrário, há risco de ficar dentro da vagina e o sêmen entrar em contato com ela.

7) Deixar a camisinha exposta ao calor
Guardar no bolso, deixar na carteira ou exposta ao sol por muito tempo, pode danificar a camisinha. Caso tenha esquecido uma no bolso, descarte-a. 
O uso correto do preservativo pode proteger tanto você quanto seu (sua) parceiro(a). Esses cuidados simples e básicos são essenciais para que isso aconteça. 
Cuide-se!
Fonte: Grupo de Andrologia
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão