Tricomoníase: A doença que está no mundo todo!

Tricomoníase:  A doença que está no mundo todo!


Você sabia que a Tricomoníase é a doença sexualmente transmissível não viral mais comum no mundo?
Isso mesmo! Esta doença lidera o hanking das doenças que mais afetam nossa população global! Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), foram estimados cerca de 170 milhões de casos de Tricomoníase no mundo anualmente em pessoas entre 15 e 49 anos, e o mais preocupante é que a maioria dos casos correspondem ao sexo feminino(92%).
Sendo assim, faz se imprescindível o conhecimento sobre a profilaxia e também sobre o tratamento desta vaginite ( saiba mais sobre os diferentes tipos de vaginites nas postagens anteriores do blog!)



Sabendo mais sobre a doença...
Essa patologia é causada por um protozoário flagelado conhecido como Trichomonas vaginalis, que tem habilidade de parasitar com sucesso um ambiente hostil através dos vários mecanismos pelos quais estabelece sua patogenicidade e também por sua capacidade de evadir a resposta imune do hospedeiro. Ou seja, ela é uma doença oportunista que se aproveita das ocasiões em que o sistema imune está em baixa e ataca! Nesse sentido, diversas causas podem levar a baixa da imunidade como, por exemplo, stress excessivo, uso de antibióticos por períodos prolongados, depressão, tabagismo, uso de drogas, entre outros. No entanto, é importante ressaltar que trata-se de uma doença de transmissão através da relação sexual!




Sinais e Sintomas
Podem variar de pessoa para pessoa mas os mais comuns são:

  • ·         Corrimento vaginal (amarelo esverdeado, espumoso)
  • ·         Prurido vaginal (Coceira vaginal)
  • ·         Ardência
  • ·         Desconforto durante as relações sexuais
  • ·         Algumas pessoas são assintomáticas


Prevenção
Segundo os dados  do Departamento DST, Aids e hepatites Virais, a maioria das pessoas infectadas não sente alterações no organismo. Por isso, a prevenção  é a melhor escolha! As mesmas medidas profiláticas destinadas à outras DSTs, como prática de sexo seguro e uso de preservativos são as principais recomendações. E ainda, as mulheres devem fazer rotineiramente o Exame preventivo ou Papanicolau que, além que diagnosticar esta DST, também previne contra outras graves doenças sexualmente transmissíveis.(Saiba mais sobre o Papanicolau nas postagens anteriores no blog!)


Tratamento
Se você tiver alguma suspeita  de ter contraído a doença, deve procurar o seu médico, que é o profissional qualificado para prescrever o tratamento adequado. É  simples e prático, sendo que o uso do antibiótico Metronidazol é comumente indicado  bem como a abstinência sexual durante o tratamento. Lembrando que ambos parceiros sexuais devem tratar-se simultaneamente, ou seja, se a mulher for diagnosticada com a tricomoníase o seu parceiro também deverá ser medicado e vice-versa.


Lembre-se: Prevenir-se é fundamental!





Fontes:
  • ·         Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

(Portal sobre aids, doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais)
  • ·         Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial
  • ·         Portal da Saúde ( Ministério da Saúde)
  • ·         GERBASE, A. C. et al. Global prevalence and incidence estimates selected curable STDs. Sex Transm Inf, v. 74, p. S12-S16, 1998.  


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão