HERPES GENITAL

É uma doença sexualmente transmissível (DST), de alta prevalência, causada pelo vírus do herpes simples (HSV) pertencente à mesma família do vírus da catapora, do citomegalovírus e do herpes zoster. O HSV provoca lesões nas mucosas e na pele dos órgãos genitais masculinos e femininos e nunca mais abandona o organismo da pessoa infectada. Uma das características da infecção pelo HSV é que depois de um surto, ela pode regredir para reativar de forma imprevisível dias, meses e até anos mais tarde, se as defesas do organismo baixarem, pois o vírus do herpes persiste no organismo se escondendo dentro da raiz nervosa, assim o sistema imunológico não tem como atacá-lo. A primeira infecção é mais grave e mais longa que as subsequentes e se o sistema imunológico estiver íntegro, pode ser que seja a única. Existem casos que a pessoa infectada nunca desenvolve os sinais das doenças, mas todos os portadores do HSV podem transmiti-lo para o/a parceiro/a durante a relação sexual.



Causas

Dois tipos distintos de vírus podem causar a herpes genital:

Ø  Vírus do herpes simples Tipo 1 (HSV 1): vírus do herpes labial;

Ø  Vírus do herpes simples Tipo 2 (HSV 2): vírus do herpes genital.

Antigamente, acreditava-se que o HSV 1, vírus do herpes labial, manifestava-se na região da boca, nariz e às vezes dos olhos e que o HSV 2, vírus do herpes genital, estaria limitada às regiões genital, anal e das nádegas. Porém, com a prática do sexo oral, favoreceu a infecção pelo vírus do Tipo 2 nos lábios e do Tipo 1 nas genitais. Portanto, nada impede a presença de ambos tanto na região genital quanto na oral.

Fatores de Risco

No caso do herpes labial, as lesões podem aparecer após exposição solar intensa e, às vezes, se manifestam concomitantemente com episódios de vômitos, diarreia. A febre é característica da gastrenterocolite aguda provocada por alimentos mal conservados, pois a queda da resistência do organismo facilita o reaparecimento das lesões. Esses eventos ligados à perda de defesa do organismo explicam porque as vesículas que aparecem nos lábios são chamadas de febre intestinal.

O vírus pode ser transmitido mesmo na ausência das lesões cutâneas, pois feridas já cicatrizadas continuam eliminando o vírus e são potenciais transmissores da doença.

Outro fator de risco são pessoas que têm mais de um parceiro sexual, o que pode aumentar o risco de herpes genital e labial.

Manter relações sexuais sem o uso de preservativos é a principal causa de herpes genital o principal comportamento de risco.

Sinais e Sintomas do Herpes Genital

Muitas vezes, as pessoas não sabem que foram infectadas com o vírus do herpes genital, pois é comum a doença não manifestar sinais e sintomas. Foram listados abaixo, alguns sinais e sintomas característicos:

Ø  Dores e irritação que surgem de dois a dez dias após o contágio;

Ø  Ardor e prurido são sinais que podem anteceder a erupção cutânea;

Ø  O primeiro sinal é uma mancha avermelhada sobre a qual se forma um grupo de pequenas bolhas. Depois de alguns dias, elas se transformam numa ferida que cicatriza espontaneamente;

Ø  Úlceras nas regiões genitais que podem causar dor ao urinar e até mesmo sangrar;

Outros sinais e sintomas podem surgir:

Ø  As mulheres podem apresentar corrimento vaginal ou não conseguem esvaziar a bexiga e precisam se um cateter urinário;

Ø  Linfonodos aumentados e sensíveis na virilha durante uma crise.

Características das Lesões

No órgão genital masculino formam pequenas vesículas na pele, como se fossem bolhas de água que podem aparecer no pênis, na glande do pênis e às vezes no meato uretral. No órgão genital feminino, o aspecto da lesão é o mesmo que no órgão genital masculino, estão situadas nos grandes lábios, mas poderiam estar no interior do meato uretral, não sendo visíveis. As lesões podem atingir a região anal e perianal e se disseminarem se o sistema de defesa estiver debilitado. Essas vesículas na pele podem ser espalhadas se tocadas pelas mãos e, depois, passando as mãos por outras partes do corpo.

Evolução

As vesículas sem tratamento podem regredir espontaneamente, pois o organismo possui um sistema de defesa programado para limitar a erupção cutânea. O sistema de defesa do organismo limita apenas a lesão na pele, mas não a recidiva das lesões ou uma agressão mais virulenta do HSV. Por isso, nos indivíduos imunocompetentes, as lesões costumam regredir espontaneamente em média de 5 dias.

Uma característica importante do vírus do herpes genital é a unilateralidade, que é o fato de migrar sempre para o local da primeira infecção. O vírus do herpes genital pertence à mesma família do vírus da catapora, citomegalovírus e do herpes zóster. No herpes zóster essa unilateralidade é evidente.

Diagnóstico

Um exame físico muitas vezes é suficiente, mas existem algumas técnicas que podem ser utilizadas pelo médico para confirmar o diagnóstico, como:

Ø  Cultura do vírus e PCR (Reação em Cadeia de Polimerase): ambos pela coleta de uma amostra da lesão;

Ø  Exame de sangue: mostra se há presença ou não de anticorpos contra o vírus do herpes genital, indicando se houve infecção no passado.

Se o diagnóstico para herpes genital for positivo, o parceiro/a deve realizar os exames também.

Tratamento

É recomendado procurar um profissional de saúde para a indicação do tratamento adequado. Não há cura para herpes genital, mas o tratamento pode ajudar a evitar a recorrência da doença e impedir complicações mais graves.

O tratamento é feito basicamente por meio de medicamentos antivirais, que aliviam a dor e o desconforto causados durante a crise, curando as lesões com maior rapidez. O Aciclovir é uma substância utilizada no tratamento do herpes simples que necessita da ação enzimática do vírus para transformar-se num medicamento eficaz para matá-lo ou impedir que ele continue sua cadeia de multiplicação. Durante o mecanismo de evasão, quando o vírus está em estado latente, escondido no gânglio neural, o medicamento não tem efeito.

Algumas pessoas costumam passar uma pomada ou um creme no local da lesão, o que é um problema sério, pois determinadas medicações podem favorecer o prosseguimento da lesão cutânea e a proliferação do vírus ao redor da lesão inicial.
As bolhas não devem ser furadas!

Prevenção

A melhor forma de se prevenir do herpes genital e outras DST’s é fazendo o uso de preservativos durante as relações sexuais. Se o parceiro/a estiver infectado pelo vírus, é melhor evitar qualquer tipo de contato sexual até q a doença esteja sob controle.

Prognóstico

Uma vez infectado, o vírus permanece no corpo por toda a vida, sendo que algumas pessoas apresentam uma única crise e outras, apresentam crises frequentes. Acredita-se que os ataques de herpes genital ocorrem com as seguintes condições:

Ø  Estresse físico ou emocional;

Ø  Fadiga;

Ø  Doenças gerais (de doenças leves a sérias);

Ø  Imunossupressão devido a AIDS ou a medicamentos quimioterápicos ou esteroides;

Ø  Trauma na área afetada, inclusive a atividade sexual;

Ø  Menstruação.

Em imunocompetentes, o herpes genital permanece como uma infecção localizada e incômoda, mas raramente provoca riscos de vida.

Cuidados

Cuidados básicos podem ajudar a pessoa infectada a lidar melhor com a doença, curar as lesões mais rapidamente e impedir sua recorrência, como:

Ø  É recomendado lavar a região suavemente com água e sabonete neutro;

Ø  Banhos mornos podem aliviar a dor. Deve enxugar as bolhas após o banho, para mantê-las secas;


Ø  É recomendado o uso de roupas de algodão e confortáveis.



FONTES:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

13 comentários:

  1. Oi,
    Meu nome é Sarah Anik, seis meses atrás eu tive relações sexuais com o terceiro cara na minha vida que eu estava prestes a se casar e agora tenho herpes. Eu não podia acreditar, porque ele não era um cara aleatório, ele é o cara armário que eu tive como um namorado, mas ele tem sido um pesadelo sem fim desde então. Eu sempre acreditei em Deus e ter-lhe pediu perdão que é irônico.
    Eu senti como se me matar com o ensinou de ter um marido e família vai ser bastante difícil e eu me senti como se eu não estou realmente no quarto quando as pessoas estão falando. Eu não sabia o que fazer e praticamente grito e orar todos os dias a Deus por ajuda e olhando para minha família com muito amor e sentimento que eu tenho decepcionado eles, embora eles não sabem. Até que Deus me levar a DR. SOLUÇÃO on-line que prometeu me ajudar a curar a minha doença através de ervas. No começo eu não acreditava nele, mas para minha maior surpresa que eu estava completamente curado por ervas, que médico também verificou que eu estava curado. Um agradecimento especial ao Dr. SOLUÇÃO.
    Não seja desencorajar porque ele que fez isso por mim também vai fazer isso por você e você pode entrar em contato com ele através de seu endereço de e-mail solutionhealinghome@gmail.com ou chamá-lo em seu número de telemóvel +2348077683109 ou visite seus sites www.healinghome.webs .com para mais informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Its a miracle that I am alive today. I encounter herpes virus for good four (4) years, six (6) months and twelve (12) day with my calculations, before I meet the great Dr. Sambo. I am DEBORAH BALOGH from Fresno California, united state of America and I was affected with herpes virus. Herpes is a viral infection cause by the Herpes simplex virus, marked by painful, watery blister in the skin or mucous membrane or on the genitals. This was what I suffered for good four years. I have visited CVS Pharmacy in Fresno for treatment but no improvement. I meet Dr. Sambo online while I was searching for herpes cure I read a testimony about his work. I give a try that now becomes a testimony in my life. I contacted Dr. Sambo via his E-mail divinespellhome@gmail.com and he did not responds to me in time and I went back to the same testimony for his mobile number and I called him immediately +2348145810121 and he respond to my call. He welcome me as a daughter and I explain my four years situation to him and he said is done just as I have contacted him and I believed in him. Dr. Sambo sends me some herbal medication for herpes cure and he gave me instruction on what to do and I obeyed his instruction. Changes started after three days of applying the herbal medication. I went to the same CVS Pharmacy in Fresno for test and i was herpes negative. I do not know how to thanks Dr. Sambo for saving my life. To God be the Glory, I am living healthy with my family today.

      Indeed, Dr. Sambo is a great man

      and the only thing he requested from me is to share my Testimony for the world to see for a safe living from herpes viral disease and just as I did.

      God bless Dr. Samble for his good work....

      Excluir
  2. I'm Success Puga from Los Angeles.Dr Ero herbal cure is 100% Guarantee percent sure to cure your HEPATITIS B,He is only person that i can boldly say he can cure any types of Disease.i was having HEPATITIS B for more than 5 year when i met Dr Ero online how on how he has cured so many people and how greatly he has helped many individuals online,so i contacted him and explained my situation to him and behold i was cure with his herbal medicine and now we are living happily, so to anyone issue on herpes challenges i advised that you contact dreroherbaltreatment@gmail.com he can also cure any disease such as HIV/AIDS HEPATITIS B,DIABETICS,CANCER,HERPES HE is the great herbalist man called Dr.Ero i must say a big thanks for curing my disease, i owe you in return. Thanks and be blessed sir.his Mobil number +2349077338035.

    ResponderExcluir
  3. Its a miracle that I am alive today. I encounter herpes virus for good four (4) years, six (6) months and twelve (12) day with my calculations, before I meet the great Dr. Sambo. I am DEBORAH BALOGH from Fresno California, united state of America and I was affected with herpes virus. Herpes is a viral infection cause by the Herpes simplex virus, marked by painful, watery blister in the skin or mucous membrane or on the genitals. This was what I suffered for good four years. I have visited CVS Pharmacy in Fresno for treatment but no improvement. I meet Dr. Sambo online while I was searching for herpes cure I read a testimony about his work. I give a try that now becomes a testimony in my life. I contacted Dr. Sambo via his E-mail divinespellhome@gmail.com and he did not responds to me in time and I went back to the same testimony for his mobile number and I called him immediately +2348145810121 and he respond to my call. He welcome me as a daughter and I explain my four years situation to him and he said is done just as I have contacted him and I believed in him. Dr. Sambo sends me some herbal medication for herpes cure and he gave me instruction on what to do and I obeyed his instruction. Changes started after three days of applying the herbal medication. I went to the same CVS Pharmacy in Fresno for test and i was herpes negative. I do not know how to thanks Dr. Sambo for saving my life. To God be the Glory, I am living healthy with my family today.

    Indeed, Dr. Sambo is a great man

    and the only thing he requested from me is to share my Testimony for the world to see for a safe living from herpes viral disease and just as I did.

    God bless Dr. Samble for his good work....

    ResponderExcluir
  4. POR FAVOR, LEIA E COMPARTILHE HERPES CURE

    Sou da Carolina do Norte, Estados Unidos. Eu peguei herpes genital do meu ex-namorado que nunca teve nenhum sintoma. Eu tenho isso há 4 anos e isso afetou minha vida. Eu disse ao meu novo namorado que eu confiava nisso e nunca tive uma reação ruim em relação a isso, mas também procurei uma alternativa para mim. As pessoas pensam herpes é realmente uma pequena irritação da pele herpes tem efeitos a longo prazo sobre a saúde. O estigma associado a este vírus por pessoas ignorantes é ridículo. A maioria das pessoas tem herpes de uma forma ou de outra. Eu gostaria de aconselhar as pessoas sobre como eu me livrei do meu herpes.i vi comentário postado por uma mulher da Irlanda na internet que ela se livrou de sua herpes com a ajuda do doutor oosa. Eu estava tão feliz quando vi esse post.i rapidamente coletar o médico oosa e-mail de contato e eu e-mail dele dentro de 2 horas ele responder ao meu e-mail.i explicou as coisas para ele e ele me disse para não se preocupar que ele vai me ajudar . Eu pedi para o seu produto de medicina desejo foi enviado para mim via DHL que foi como eu tenho o remédio herbal.E eu usei como me foi dito para o período de 21 dias. Após três semanas eu descobri que meu herpes não era mais e Isso também foi confirmado pelo meu médico. Se você tem herpes ou outra doença semelhante e você quer curar, por favor entre em contato com o médico oosa através deste e-mail doctoroosaherbalhome@gmail.com (ligue ou whatsapp +359878394269)

    ResponderExcluir
  5. Hiv disease for the last 3 years and had pain hard to eat and cough are nightmares,especially the first year At this stage, the immune system is severely weakened, and the risk of contracting opportunistic infections is much greater. However, not everyone with HIV will go on to develop AIDS. The earlier you receive treatment, the better your outcome will be.I started taking ARV to avoid early death but I had faith in God that i would be healed someday.As a Hiv patent we are advise to be taking antiretroviral treatments to reduce our chance of transmitting the virus to others , few weeks ago i came on search on the internet if i could get any information on Hiv treatment with herbal medicine, on my search i saw a testimony of someone who has been healed from Hiv her name was Achima Abelard and other Herpes Virus patent Tasha Moore also giving testimony about this same man,Called Dr Itua Herbal Center.I was moved by the testimony and i contacted him by his Email.drituaherbalcenter@gmail.com We chatted and he send me a bottle of herbal medicine I drank it as he instructed me to.After drinking it he ask me to go for a test that how i ended my suffering life of Hiv patent,I'm cured and free of Arv Pills.I'm forever grateful to him Drituaherbalcenter.Here his contact Number +2348149277967...He assure me he can cure the following disease..Hiv,Cancer,Herpes Virus,Lyme Disease,Epilepsy, fibromyalgia ,ALS,Hepatitis,Copd,Parkinson disease.Genetic disease,Fibrodysplasia Ossificans Progressiva,Factor V Leiden Mutation ,Fatal Familial Insomnia ,Dupuytren's disease,Fibrodysplasia Ossificans Progressiva,Fluoroquinolone Toxicity Syndrome,Inflammatory bowel disease ,Huntington's disease ,Diabetes,Fibroid...

    ResponderExcluir
  6. Queria uma dica para parar definitivamente de ter as crises e possipos ???🤔🤔

    ResponderExcluir
  7. How can i ever stop saying thank you to Dr Movo, After taking his product today my sexual life is health and balance am living up to my wife expectation. For the past 11 years i have been struggling with weak erection and premature ejaculation. I have spend money on it but no cure until i took this product from Dr Movo just within few days i got cured. for his products contact him email drmovo.supernaturalherbalmedic@gmail.com or WhatsApp/Call +2347061865209.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é hoover, minha filha de 18 anos, Tricia foi diagnosticada com herpes há 3 anos. Desde então, passamos de um hospital para o outro. Tentamos todos os tipos de pílulas, mas todos os esforços para se livrar do vírus foram inúteis. As bolhas continuaram a reaparecer após alguns meses. Minha filha estava usando comprimidos de aciclovir 200mg. 2 comprimidos a cada 6 horas e 15g de creme de fusitina. e H5 POT. Permanganato com água a ser aplicado 2x ao dia, mas todos ainda não mostram resultado. Então, eu estava na internet há alguns meses, para procurar outros meios de salvar meu único filho. Só então, me deparei com um comentário sobre o tratamento com ervas dr imoloa e decidi experimentá-lo. entrei em contato com ele e ele preparou algumas ervas e as enviou, juntamente com orientações sobre como usá-las através do serviço de correio da DHL. minha filha usou-o como indicado pelo dr imoloa e em menos de 14 dias, minha filha recuperou a saúde. Você deve entrar em contato com o dr imoloa hoje diretamente no endereço de e-mail dele para qualquer tipo de desafio à saúde; doença lúpica, úlcera na boca, câncer na boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, dor de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, inflamatória Doença do intestino, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, Doença de Celia, Linfoma, Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer, doença de parkinson, câncer vaginal, epilepsia Transtornos de Ansiedade, Doença Auto-Imune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma , Media inflamatório auto-imune artrite ed. doença renal crônica, doença inflamatória articular, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal. e muitos mais; entre em contato com ele no e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com./ também no whatssap- + 2347081986098.

    ResponderExcluir
  9. Estou aqui para testemunhar sobre o que o Dr. James fez por mim. Eu tenho sofrido da doença (VÍRUS GENITAL DE HERPES) nos últimos 4 anos e tinha dores e coceira constantes, especialmente na minha parte privada. Durante o primeiro ano, tive fé em Deus que um dia seria curado. Esta doença começou a circular por todo o meu corpo e tenho vindo a fazer tratamento com o meu médico e nada está a funcionar, há algumas semanas encontrei um testemunho de Mario, na internet testemunhando sobre um fitoterapeuta chamado Dr. James, sobre como ele o curou de 7 anos HSV 2. E ele também deu o endereço de e-mail deste homem ... [drjamesherbalmix@gmail.com] ..., aconselhando qualquer pessoa a entrar em contato ele pedindo ajuda em qualquer tipo de doença que ele pudesse ajudar, então eu mandei um e-mail para ele contando sobre o meu (HSV 2) ele me disse para não me preocupar que eu vou me curar !! Bem, eu nunca duvidei dele. Tenho fé que ele também pode me curar ,, O Dr. James preparou e me enviou Óleo Curativo, Sabão, raízes e ervas que eu tomei. Na primeira semana, comecei a experimentar mudanças em mim, após quatro semanas de uso do seu Roots / Herbs, Oil and Soap, estava totalmente curada. não há mais coceira e dor em mim, como o Dr. James me assegurou. Depois de algum tempo, fui ao médico fazer outro exame. o resultado saiu negativo. Portanto, amigos, meu conselho é se você tem essa doença ou conhece alguém que a sofre ou qualquer outra doença como HPV, HBV, HIV / AIDS, ALS, HBP, CÂNCER, SÍNDROME NEFRÓTICA HIV / AIDS, câncer de herpes, câncer de ovário, câncer de pâncreas , câncer de bexiga, câncer de bexiga, câncer de próstata, Glaucoma., Catarata, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Autismo, Doença pulmonar. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer, psoríase, Doenças de Tach, Lúpus, Dor nas costas, ementia. Câncer de rim, câncer de pulmão , câncer de pele, câncer de pele e câncer de pele. Câncer testicular, LEUCEMIA, VÍRUS, HEPATITE, INFERTILIDADE MULHERES. , etc. você pode entrar em contato com o Dr. James diretamente em seu .... drjamesherbalmix@gamil.com ... Ele é um bom homem e irá ajudá-lo

    ResponderExcluir

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão