Sífilis

O QUE É?

É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Podem se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.

Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto, cegueira, surdez e deficiência mental e morte ao nascer.




COMO É CONTRAÍDO?

A transmissão ocorre, na imensa maioria dos casos, pela via sexual e estima-se que o risco de contágio em cada relação sexual desprotegida com parceiro infectado seja de aproximadamente 30%. Também, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.

SINAIS E SINTOMAS

Sintomas primários:

Primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado;

A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento, essas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz;

Nas mulheres esta lesão pode passar despercebida, uma vez que é pequena (em média 1 cm de diâmetro), indolor e costuma ficar escondida entre os pelos pubianos ou dentro da vagina;

A úlcera da sífilis recebe o nome de cancro duro e após 3 a 6 semanas desaparece mesmo sem tratamento, levando à falsa impressão de cura espontânea. 



SINTOMAS SECUNDÁRIOS:

25% dos pacientes não tratados na fase primária, algumas semanas ou meses após o desaparecimento do cancro duro, a sífilis retorna, agora disseminada pelo organismo. Em alguns casos, o paciente só descobre que tem sífilis na fase secundária;

Essa forma de sífilis se manifesta com erupções na pele, classicamente nas palmas das mãos e solas dos pés. Também são comuns febre, mal estar, perda do apetite, dor nas articulações, queda de cabelo, lesões oculares e aumento dos linfonodos difusamente pelo corpo.


Após algum tempo, as manchas também desaparecem, dando a ideia de melhora. A doença pode ficar sem apresentar sintomas por meses ou anos;
Posteriormente surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte. 

Alopécia (queda de cabelos) sifilítica

SINTOMAS TERCIÁRIOS:

Após o desaparecimento da sífilis secundária, o paciente entra na fase latente da doença. Não há sintomas e os pacientes podem ficar vários anos, inclusive décadas assintomáticos, porém quando os sintomas retornam é a fase mais grave da doença;

A sífilis terciária apresenta 3 tipos de manifestações:

· Goma sifilítica = grandes lesões ulceradas que podem acometer pele, ossos e órgãos internos;
· Sífilis cardiovascular = acometimento da artéria aorta, causando aneurismas e lesões da válvula aórtica;
· Neurosífilis = acomete o sistema nervoso, lavando à demência, meningite, AVC e problemas motores por lesão da medula e dos nervos.

DIAGNÓSTICO

Os testes rápidos para sífilis consistem em testes treponêmicos que possibilitam a determinação visual qualitativa da presença de anticorpos IgG e IgM anti-Treponema pallidum, onde são coletadas amostras de sangue total a partir de punção digital. 


TRATAMENTO

A sífilis tem cura, se tratada corretamente com antibióticos apropriados. Por isso recomenda-se procurar um profissional de saúde, pois só ele pode fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado, dependendo de cada estágio. É importante seguir as orientações médicas para curar a doença. 
A penicilina benzatina ainda é o principal tratamento!



Fontes:
http://www.aids.gov.br/pagina/sifilis
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sifilis


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão