É muito prático aproveitar o momento do banho para lavar a calcinha, no intervalo do xampu e condicionar, além de adiantar o trabalho de lavanderia posteriormente. Mas será que essa prática não tem problema?
Lavar a calcinha no banho pode parecer uma economia de tempo e sabão em pó, mas para limpar adequadamente as roupas que terão contato com as partes íntimas é preciso tomar certos cuidados para que o hábito não leva a irritações, corrimentos, coceiras e alergias na vagina.
Assim segundo a Dra. Bárbara Murayama, ginecologista do Hospital 9 de Julho – SP, o problema não é ter o hábito de lavar a calcinha durante o banho, e sim deixar a calcinha secando no box, porque pode ficar repleta de fungos e provocar infecções vulvares e vaginais.
Dessa maneira, tanto a Dra. Murayama e o biomédico Roberto Martins Figueiredo conhecido como Dr. Bactéria, frisaram algumas regras para ter o devido cuido ao lavar a roupa íntima.
Qual o produto ideal para lavar a calcinha?
Segundo a ginecologista, não é correto utilizar produtos destinados ao corpo para a higienização da calcinha, pois estes não são específicos para a saúde íntima e não são planejados para pH específico da vagina, não mantendo dessa maneira a flora de bactérias e microrganismos específicos, podendo causar coceira, corrimento e queimaduras em contato com a região da vagina.
Assim, o melhor é utilizar sabão líquido neutro, sem perfume e sem cor, evitando fatores alergênicos. Também pode-se usar o sabonete líquido próprio para áreas íntimas ou sabonetes feitos para limpeza de calcinhas, desde que enxague bem para não deixar resíduos. “É bom observar se o produto tem ação de desinfecção, o que é importante para evitar processos infecciosos como candidíase e HPV", lembra Figueiredo.
Posso deixar a calcinha secando na torneira do chuveiro?
Nem na torneira nem na porta do box. Lugar de calcinha molhada não é no banheiro. "O local não é ventilado, tem alta umidade e a presença de água pode levar a proliferação de fungos, como o causador de corrimentos", afirma o biomédico. "Deixar no banheiro é um erro! O ideal é secar calcinhas no sol e em lugares arejados, para evitar os germes. Além de se tornar um alvo de fungos, no banheiro tem o vaso sanitário, que pode espalhar bactérias na calcinha e causar infecções vaginais", diz a ginecologista.
Lavar com água quente é melhor do que com água fria?
A água quente ajuda se estiver fervendo. "Água morna não esteriliza ou extermina as bactérias. Você pode usar água fria, deixar secando no sol e depois passar o ferro, assim seria perfeito", explica Bárbara.
Secar a calcinha com secador ajuda de alguma forma?
Infelizmente o secador não atinge o calor necessário para eliminar as bactérias, o melhor a se fazer é usar um ferro no forro da calcinha, para desinfetar a área que entra com contato com a vagina. Entretanto, em casos de emergência ou de viagem que haja a necessidade de larvar a calcinha em um hotel, usar o secador é muito melhor que deixar secando em ambiente úmido.
Qual é o melhor jeito de lavar as roupas íntimas?
"A melhor forma é usar máquinas de lavar que consigam chegar aos 60°C por 30 minutos, mas também podemos imergir as peças em um produto desinfetante (próprio para tecidos) e depois lavar na mão ou em qualquer máquina", afirma Figueiredo. Lembre-se de que o amaciante e sabão em pó devem ser evitados por conter agentes alergênicos. “O sabão em pó deixa resíduos por mais que a gente enxague. Confie no sabão líquido para roupas delicadas", aconselha a ginecologista.
Na máquina, pode misturar calcinhas com outras roupas?
Não é o ideal. Quando lava-se calcinhas com calças na máquina, por exemplo, pode acabar sujando a roupa íntima, misturando os germes e a sujeira. Como a vagina é mais sensível, pode causar infecções. Porém, tudo o que tem contato apenas com seu corpo, como sutiã, pijama e até lençóis, podem ser lavados com calcinhas (desde que sem sabão em pó ou amaciante).
Por Maria Júlia Marques
http://noticias.uol.com.br/saude/listas/toda-mulher-ja-fez-isso-mas-sera-que-e-certo-lavar-calcinha-no-banho.htm
0 comentários:
Postar um comentário