Corrimento no pênis: Homens, vocês sabem o que significa?

O corrimento, ou aquela secreção que ás vezes aparece e que pode passar despercebida não é uma exclusividade apenas das mulheres. Sim, os homens também são suscetíveis a esse evento, mesmo não tendo uma genitália muito propícia. Muitos homens tem dúvida quanto a essa questão e não é atoa que devem sim se preocupar, tirar dúvidas e procurar ajuda quando for o caso. Mas por que o corrimento acontece? É perigoso? Pode indicar alguma doença?

O urologista Guilherme Leme, especialista em saúde masculina, em uma entrevista a uma coluna voltada para a saúde do homem, explica que o corrimento pode ser indício e uns dos primeiros sinais de manifestação clínica de algumas doenças e infecções. Essas secreções que saem do pênis através da uretra (canal que liga a bexiga a ponta do pênis) pode sim acontecer e recebe o nome de descarga uretral. Mas não deve sempre ser considerado normal, uma vez que pode estar associado a diferentes alterações da genitália masculina.

Afinal, o que esses corrimentos significam?

A saída anormal de secreção pelo pênis pode ser causada por alterações anatômicas (na forma de como o órgão genital está disposto), irritações químicas como, por exemplo, uso de determinados tipos de sabonetes ou até mesmo tumores. Mas na maioria das vezes, o corrimento é causado em resposta do organismo por alteração na uretra, na próstata ou no epidídimo, que é um canal onde os espermatozoides ficam armazenados. Em geral, essas alterações são provenientes de inflamações e infecções, provocadas pela invasão de diferentes tipos de microrganismos, e muitos deles podem ser transmitidos por sexo desprotegido. O mais comum deles responsável por causar infecções e suscetivelmente levar ao aparecimento de corrimento é o Nisseria gonorrheae, que causa a gonorreia e a Chlamydia trachomatis, causadora da clamídia.

Como identificar esses corrimentos?

O urologista explica que esses corrimentos masculinos podem apresentar diferentes cores, que vão do transparente, branco, amarelo até o verde, podendo esses virem acompanhados de mau cheiro e até mesmo dor. Lembrando que a secreção acontece de forma espontânea, e não se relaciona com ejaculação ou micção.
O corrimento com presença de pus, de textura consistente e de aspecto amarelado ou esverdeado e de forma mais abundante, pode indicar gonorreia, sendo esse o principal sintoma dessa doença. Pequenas quantidades de um corrimento mais fluido (líquido) e mais claro podem indicar infecções não gonocócicas, menos sérias assim dizendo, mas que de forma alguma pode ser deixada de lado quando apresentando algum sinal de anormalidade. A gonorreia, por exemplo, é uma doença causada por um gonococo, diferente das doenças não gonocócicas, que são causadas por outros tipos de bactérias.

E como tratar?

O tratamento do corrimento, quando perceber alguma anormalidade, deve começar com uma consulta com um urologista e investigar onde está a infecção e qual o agente causador. Geralmente são receitados antibióticos de acordo com o microrganismo causador e os parceiros sexuais também devem ser tratados e avaliados.
Para evitar esse tipo de secreção, é imprescindível o uso de preservativos em toda e qualquer tipo de relação sexual. Uma vez evitando contato com vírus e bactérias, é possível eliminar o aparecimento dos corrimentos e suscetivelmente de doenças. Dessa forma, é importante a detecção e avaliação dos corrimentos precocemente, para que, em casos de doenças, elas não passem para quadros avançados, dificultando o tratamento e podendo gerar prejuízos à saúde do homem. 

Disponível em: https://www.vix.com/pt/saude/548043/homem-tambem-tem-corrimento-condicao-pode-indicar-infeccoes-e-4-doencas


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão