Anabolizantes injetáveis e as IST's


Fonte: blog você natural

Os anabolizantes são fármacos com ação comparada à testosterona, hormônio masculino, além de apresentarem estrutura semelhante aos esteroides responsáveis pela homeostasia do organismo. Tais fármacos foram desenvolvidos com o intuito de tratar enfermidades como o hipogonadismo, síndrome clínica causada por deficiência androgênica, ou seja, diminuição na produção de testosterona. Logo, os esteroides anabolizantes devem ser administrados sob prescrição de um endocrinologista, que avalia risco/benefício do tratamento.
Sabe-se que a utilização exacerbada destes medicamentos pode trazer diversos malefícios a saúde, como ginecomastia, menor estatura em adolescentes, esterilidade, insuficiência cardíaca congestiva e alterações comportamentais, como agressividade.
Porém, a administração via parenteral (injetável) destes fármacos pode trazer um novo risco à tona, as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), pois segundo a Secretária Estadual de saúde do Sergipe, aumentou-se o número de casos de contágio por HIV, sífilis e hepatites virais, como as do tipo B e C, já que os usuários de anabolizantes costumam compartilhar seringas de aplicação.
Logo, este fato traz grande preocupação aos profissionais de saúde, já que há um mercado clandestino destes em academias e até mesmo pela internet, com apologias a utilização rotineira, sem nenhuma orientação ao paciente, trazendo riscos tanto a sua saúde fisiológica quanto reprodutiva e sexual.

Referências Bibliográficas

Blog você natural. Tipos de anabolizantes. Disponível em <http://blog.vocenaturalsuplementos.com.br/anabolizantes-mais-usados-e-seus-efeitos/>. Acesso em 09 de Maio de 2018.

G1. Uso indiscriminado de anabolizantes é motivo de preocupação em SE. Disponível em <http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2013/05/uso-indiscriminado-de-anabolizantes-e-motivo-de-preocupacao-em-se.html>. Acesso em 09 de Maio de 2018.

MATOS, A. Uma bomba chamada anabolizante. Disponível em <http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/124/057a060_anabolizantes.pdf>. Acesso em 09 de Maio de 2018.

MORAIS, V. Doenças sexualmente transmissíveis, AIDS e uso/abuso de substâncias psicoativas na adolescência. Disponível em <http://www.jped.com.br/conteudo/01-77-s190/port.pdf>. Acesso em 09 de Maio de 2018.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão