HPV: Quem deve tomar a vacina?


Primeiramente, o que é o HPV?

O HPV (vírus do papiloma humano, do inglês human papiloma virus) é uma infecção sexualmente transmissível, provocada por vírus que atacam, especialmente, as mucosas (oral, genital ou anal), tanto nas mulheres como nos homens. Há mais de 200 variações desse tipo de vírus, mas a maioria está associada a lesões benignas, como o aparecimento de verrugas, que podem ser clinicamente removidas. Entretanto, têm 12 subtipos de HPV que estão, segundo a literatura científica, associados aos cânceres do colo do útero, de pênis, de orofaringe e, até mesmo, de câncer reto-anal. No Brasil, há predominância na circulação de quatro subtipos que atingem tanto homens quanto mulheres.

A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital e genital-genital. Embora exista a possibilidade de o HPV ser transmitido durante o parto ou, ainda, por determinados objetos.



Como prevenir?

O Ministério da Saúde adotou a vacina quadrivalente, que protege contra o HPV de baixo risco (tipos 6 e 11, que causam verrugas anogenitais) e de alto risco (tipos 16 e 18, que causam câncer de colo uterino), que são os subtipos que predominam no Brasil.

A população-alvo prioritária da vacina HPV, a partir de 2017, é a de meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, que receberão duas doses (0 e 6 meses) com intervalo de seis meses, também têm direito à imunização portadores do vírus HIV de 9 a 26 anos ou pessoas com câncer em uso de quimioterapia e radioterapia (ambos os sexos), além de quem já foi submetido a algum transplante de órgão. No primeiro caso (HIV/Aids), são necessárias três doses — com intervalo de dois e seis meses.

Segundo o ministério, a vacina HPV quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção, além da utilização do preservativo, contra o aparecimento do câncer do colo de útero, a quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.



Referências:

Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/hpv Acesso: 05 de junho de 2018
Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/hpv-quem-deve-tomar-a-vacina-pela-nova-regra-do-ministerio/ Acesso: 05 de junho de 2018
Disponível em: https://www.vencerocancer.org.br/noticias-colo-uterino/hpv-duas-doses-da-vacina-garantem-protecao-contra-o-virus/ Acesso: 05 de junho de 2018
Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/ministerio-da-saude-amplia-vacinacao-contra-hpv-para-meninos-de-11-ate-15-anos.ghtml Acesso: 05 de junho de 2018



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão