Pequenos sintomas podem sinalizar uma DST

1) Secreção vaginal ou corrimento

   O corrimento vaginal nada mais é que o líquido ou muco que sai da vagina. Muitas vezes é causa de preocupação entre as mulheres de todas as idades, quando as secreções são claras e sem cheiro, até uma semana antes da menstruação, não há com o que se precupar, pois são normais. O problema é quando o sintoma persiste. Qualquer secreção vaginal mais amarelada, verde, pink ou até mesmo a branca, quando em grande quantidade, pode sinalizar algum problema de infecção ou até alguma DST, como a gonorreia. Nesse caso a mulher precisa se atentar a esses sinais e procurar o quanto antes um ginecologista. 

2) Verrugas genitais

   O aparecimento de pequenas verrugas (externas ou internas) serve como um sinal vermelho para algumas doenças, como o HPV, que na mulher aumenta muito as chances de câncer de colo de útero.

3) Cheiro forte

   A região intima apresenta um cheiro característico, entretanto quando uma mudança do odor for percebida sendo este mais forte e não característico há possibilidade do envolvimento de um bactéria ou uma infecção. O quadro pode gerar pus, que altera o odor normal da região e, em alguns casos, pode causar ardência e irritação", diz Rosa Maria Leme.


4) Coceira

   Normalmente a coceira não está relacionada a nenhuma DST, mas precisa de atenção especial. "Em geral, esse problema está ligado à infecção por um fungo chamado cândida e causador da Candidíase que além da coceira, vem acompanhado de corrimento. Mas vale lembrar que a coceira também pode estar relacionada a outras infecções genitais menos frequentes ou até mesmo ao chato (uma espécie de piolho, que se instala na região pubiana)".

5)Dor durante a relação sexual

   A dor durante o ato sexual é um sina vermelho, indica que algo não está bem. É imprescindível que a mulher procure um ginecologista.

6) Visite o ginecologista

   Por fim, quando qualquer situação fora da normalidade for percebida é necessário visitar o ginecologista, além disso toda mulher que já tiver tido relação sexual, deve obrigatoriamente passar por uma consulta ginecológica anual para realização de exames de rotina ginecológica e para prevenção de câncer de colo uterino, como exames hormonais e ultrassom para checar útero e ovários.




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão