PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO (PEP)






A Profilaxia Pós-Exposição ou PEP é uma medida de prevenção que consiste em prevenir a infecção depois de ter havido uma provável exposição ao HIV como, por exemplo: em uma relação sexual com uma pessoa com HIV ou de sorologia desconhecida, com penetração sem uso de preservativos; ou acontecendo um acidente usando preservativos, tais como ruptura ou deslizamento do preservativo.
            A PEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais (medicamentos utilizados no tratamento para pessoas com HIV) por um período de 28 dias, sem interrupção, a não ser sob orientação médica após avaliação do risco.
O início desse tratamento deve ser idealmente em até 2 horas após a exposição e no máximo até 72 horas. A eficácia pode decair à medida que as horas passam. Este procedimento não está indicado em contatos sexuais sem penetração, como no caso da masturbação mútua e do sexo oral sem ejaculação na cavidade oral.
            Ressaltamos que, quando há indicação para o uso da PEP, costuma-se liberar medicamento para 15 dias, em seguida, marca- -se retorno no ambulatório de 1 semana a 10 dias para verificar possíveis efeitos colaterais e evitar abandono de tratamento e reforçam-se orientações de condutas para redução dos riscos. Isso é o que se espera que seja realizado nos Serviços!
            Os locais indicados são os SAE (Serviços de Atendimento Especializado) e os Hospitais que tratam pacientes com AIDS, como por exemplo, o Emílio Ribas ou o CRT-AIDS na cidade de São Paulo. Informe-se pelo Disque AIDS 0800-611997 sobre outros locais no seu município. Não espere o problema acontecer!
A camisinha rasgou ou transou sem camisinha? A PEP consiste em tomar medicamentos contra o HIV por 28 dias para evitar a provável infecção. Deve ser idealmente em até 2 hs após a exposição e no máximo até 72 hs
Somente devo utilizar a PEP se eu souber que meu parceiro tem HIV?
Não, mesmo se você não souber se o parceiro tem HIV, em alguns casos, também é indicada a PEP. Por exemplo, se o parceiro for usuário de drogas, ou trabalhador (a) comercial do sexo ou gay, travesti ou é um homem que faz sexo com homens.
Por que para estas populações?
Porque no Brasil estas populações têm uma proporção de pessoas com HIV superior à proporção de pessoas com HIV na população total.
O tratamento por um mês pode ter efeitos adversos?
Sim, pode haver alguns como náusea, diarreia, enxaqueca ou outros. Na maioria dos casos, eles nem aparecem, e mesmo quando aparecem podem sumir rápido. Durante sua consulta, você deve ser informado sobre estes possíveis efeitos adversos e onde dirigir-se em caso de surgimento.
Se eu sentir um efeito adverso, devo/ posso abandonar o tratamento?
Não deve abandonar o tratamento! Deve ir imediatamente ao serviço de saúde que receitou o tratamento relatar a situação. O tratamento poderá ser trocado por outro. E lembre que é melhor terminar o mês de tratamento e se livrar do HIV, do que ficar com o HIV pelo resto da vida!
Os funcionários de saúde acolhem bem as pessoas que procuram a PEP?

Como ocorre, muitas vezes, há todos os tipos de acolhimento. Você deve insistir em que seu caso é de URGÊNCIA e que precisa começar o tratamento imediatamente! O ideal é começá-lo nas duas horas seguintes à exposição para ter mais eficácia. Não admita demoras! A demora pode ser a diferença entre se infectar com HIV ou NÃO!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão