DST DA BOCA E COMO EVITÁ-LAS

Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são contraídas de diversas formas de relação sexual. O sexo oral, de acordo com o AVERT , é comum em adultos sexualmente ativos de todas as idades e orientações. Isso pode resultar em uma doença que toma conta dos tecidos ao redor da área de contato e algumas infecções são mais propensas a afetar a boca do que outras.
As DSTs mais comuns da boca são a herpes, clamídia, gonorreia e sífilis. Tenha em mente que também é possível contrair doenças como a Hepatite A, B e C, assim como outras infecções gastrointestinais
Meio de transmissão.
O principal meio de transmissão de DSTs na boca se dá no contato com líquidos corporais. Na maioria dos casos, a presença de úlceras orais faz com que os fluídos da genitália de um parceiro infectado entrem no organismo, e, então, uma infecção localizada se desenvolve. Doenças podem também ser transmitidas da boca de uma pessoa infectada à genitália do seu/sua parceiro(a).
Sintomas a se atentar.
Os sintomas dependem do tipo de DST contraída. A gonorreia oral, conforme descrita no MedicineNet, também é chamada de gonorreia faríngea porque normalmente afeta a faringe.
Os sintomas que poderiam indicar uma DST oral incluem:
•          Aftas na boca, que não necessariamente doem.
•          Lesões similares a (feridas e herpes labial) ao redor da boca.
•          Garganta avermelhada e dolorida, com dificuldades para engolir.
•          Amigdalite.
•          Vermelhidão com manchas brancas que se assemelham a infecções na garganta.
•          Corrimento esbranquiçado ou amarelo
. 


Efeitos da HIV/AIDS e DSTs na saúde bucal
Os casos bucais mais comuns em indivíduos com HIV/AIDS são: verrugas orais, bolhas de febre, leucoplasia pilosa (língua negra pilosa), candidíase oral e aftas. Outros problemas orais que ocorrem na cavidade oral são: boca seca, o que pode causar cárie e dificuldade para comer e se comunicar. Se você tem HIV, alterações em sua boca podem refletir as alterações em seu estado imunológico. Algumas DSTs também afetam a sua saúde bucal; sintomas comuns são a herpes labial e as feridas dentro da boca.
                           

Disponivel em : < http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/conditions/hiv-aids-and-stds/article/SW-281474979394277> Acesso em 26 de julho, 2016.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão