Conheça um pouco mais sobre o DIU!




Desde sua descoberta, os métodos para evitar gravidez, causaram impacto não só na contracepção, mas também no comportamento sexual da sociedade.  A partir desse momento a mulher deteve as rédeas sobre seu corpo, podendo engravidar quando quisesse, tornando-a mais livre e facilitando o ingresso no mercado de trabalho. Porém a tão conhecida pílula não é o único método anticoncepcional a disposição.
Existem diversos métodos, alguns muito úteis e seguros, e o casal deve escolher o melhor para si.  Como por exemplo, camisinha masculina e feminina que impedem a gravidez, além de ser a única arma segura contra as DSTs e AIDS. Além disso, tem os métodos de barreira como o DIU e diafragma, que quando usados de forma correta impedem a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. 
Nesse post vamos saber um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de um desses métodos de barreira, o DIU.
Resultado de imagem para diu
O grande marco da utilização do DIU surgiu na mesma época que a pílula anticoncepcional. No início esse dispositivo era grande e causava desconforto, cólica e sangramento. Porém foram modificados reduzindo o tamanho e inserindo cobre, que além de afastarem esses inconvenientes, diminuíram taxa de gravidez.  Ele possui formato em “T”, possuindo 380 milímetros quadrados de cobre, e seu índice de falha está entre 0,5 e 0,6 casos por 100 mulheres/ano.
O DIU deve ser inserido de preferencia no período menstrual, por duas razões: a mulher obviamente não está grávida e nessa época por estar sangrando o colo do útero fica mais mole. Geralmente é colocado sem anestesia, porém o procedimento às vezes pode ser um pouco doloroso, e nesse caso é recomendado tomar um anti-inflamatório ou antiespasmódico uma ou duas horas antes.
Resultado de imagem para diu
A permanência desse dispositivo dentro do corpo da mulher pode ser de até 12 anos. No entanto, ele pode causar alguns inconvenientes como o aumento do sangramento durante a menstruação e do período menstrual em torno de um dia. Esses sintomas são mais comuns nos três primeiros meses. Após esse período, a tendência é a normalização do tempo e da intensidade do sangramento e o desaparecimento da cólica menstrual.
O preço varia em torno de cinquenta reais, mais o preço do profissional da saúde para a sua inserção.




Resultado de imagem para diu hormonal
Além do modelo tradicional ainda há os DIUs que contém hormônios, estes possuem estrogênio e progesterona, que são os principais hormônios femininos. Esse aparelho pode ficar até 5 anos no corpo da mulher e o método de inserção é parecido ao do tradicional. As vantagens desse modelo são a melhora das cólicas menstruais, além de ser indicado para mulheres com grandes sangramentos durante a menstruação, mulheres com endometriose ou miomas. Embora o médico não possa prometer 100% de ausência de menstruação, o DIU com hormônio é indicado para mulheres que não querem mais menstruar.

REFERÊNCIAS


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão