O HPV: a infecção sexualmente transmissível mais frequente nas mulheres!

 Estudos estimam que pelo menos 50% dos indivíduos sexualmente ativos terão contato, em algum momento de suas vidas, com o HPV. A relação do vírus com as mulheres é ainda mais preocupante uma vez que é estimado que cerca de 80% da população feminina terá esse contato até os 50 anos de idade.
No Brasil, o percentual da população feminina que possui o HPV do tipo de alto risco varia de 48 a 53%. Mas é importante lembrar que existem muitos subtipos diferentes do vírus, sendo os subtipos 16 e 18 responsáveis por 50-55% dos casos de lesão de alto grau pré-cancerosas.


A duração da infectividade é um importante fator de disseminação de uma DST em uma população, ou seja, uma infecção de maior duração tem impacto potencialmente maior. A probabilidade da transmissão do HPV por relação sexual varia de 5 a 100%
O HPV, ou Papilomavírus Humano, é um vírus que causa a doença conhecida como Condiloma Acuminado que pode causar verrugas na região genital mas que também pode ser assintomática, ou seja, não causar sintomas.
Quando apresenta sintomas, o HPV pode se manifestar das seguintes maneiras:
·         Verrugas não dolorosas, isoladas ou agrupadas, que aparecem nos órgãos genitais.
·         Irritação ou coceira no local.
·         O risco de transmissão é muito maior quando as verrugas são visíveis.
·         As lesões podem aparecer no pênis, ânus, vagina, vulva (genitália feminina), colo do útero, boca e garganta.
·         O vírus pode ficar latente no corpo: a lesão muitas vezes aparece alguns dias ou anos após o contato.
·         As manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e pessoas com imunidade baixa.



Os fatores de risco para a infecção HPV têm sido identifcados em vários estudos de coorte e corte transversal, incluindo o número de parceiros sexuais (durante toda a vida e recentes), idade do início da atividade sexual, tabagismo, anticoncepcional oral, outras DST (principalmente Clamídia e Herpes genital), inflamação crônica, imunossupressão e paridade.

A melhor forma de prevenção contra o câncer que pode ser gerado por este vírus é o exame preventivo (de Papanicolau ou citopatológico) que pode detectar as lesões precursoras. Quando essas alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir a doença em 100% dos casos. Por isso, previna-se! Faça o exame anualmente!

Na presença de qualquer sinal ou sintoma da infecção pelo HPV, recomenda-se procurar um profissional de saúde para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.
A realização periódica do exame preventivo de câncer de colo uterino é uma importante medida de prevenção!!!
Lembre-se que realizar o exame periodicamente não previne contra o contágio com o HPV e que para prevenir-se é importante usar SEMPRE CAMISINHA durante as relações sexuais!

Fontes:
·         http://www.aids.gov.br/pagina/condiloma-acuminado-hpv
·         Artigo Epidemiology of the genital HPV infection by Edison Natal Fedrizzi
·         http://www2.inca.gov.br 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão