H1N1, dúvidas frequentes!

1-   O que é Influenza A/H1N1?
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.

2-   O vírus é contagioso?

A transmissão ocorre da mesma forma que a gripe comum, ou seja, por meio de secreções respiratórias, como gotículas de saliva, tosse ou espirro, principalmente. Após ser infectada pelo vírus, uma pessoa pode demorar de um a quatro dias para começar a apresentar os sintomas da doença. Da mesma forma, pode demorar de um a sete dias para ser capaz de transmiti-lo a outras pessoas. É importante ressaltar que, assim como a gripe comum e outras formas da doença, a gripe H1N1 também é altamente contagiosa.

3-Quais são os sinais e sintomas da Influenza A/H1N1?

Os sintomas da gripe H1N1 nos seres humanos são similares aos sintomas da influenza humana comum, e incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas relatam diarréia e vômitos associados à gripe.  A exemplo da influenza sazonal, a gripe suína pode causar uma piora de doenças crônicas já existentes.

4-   Quais são os grupos de risco?

Gestantes, doentes crônicos, crianças pequenas, pessoas com obesidade e com outros problemas respiratórios também estão entre os grupos mais vulneráveis para gripe H1N1.

5-   Como facilitar o diagnóstico?

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
·       Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
·       Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
·       Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar.
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
·       Quais são seus sintomas?
·       Quando seus sintomas surgiram?
·       Você manteve contato próximo com alguém que estava doente?
·       Você esteve recentemente em locais fechados ou com aglomerados de pessoas?
·       Você sente falta de ar? Com que frequência?
·       Você tomou vacina para gripe H1N1?

6-   O diagnóstico é realizado como?

A suspeita de gripe H1N1 ocorre em pessoas com quadro de sinais e sintomas compatíveis aos de gripe, mas com as complicações típicas da H1N1. Nestes casos, o médico deverá coletar uma amostra de secreção do paciente e enviá-la para análise minuciosa no laboratório.

7-   Tratamento é realizado como?

A maioria dos casos de gripe H1N1 foi sanada completamente sem a necessidade de internação hospitalar ou do uso de antivirais. Em alguns casos, no entanto, o uso de medicamentos e a observação clínica são necessários para garantir a recuperação do paciente.

8-Como conviver e quais os possíveis danos à saúde?

Uma pessoa diagnosticada com gripe H1N1 deve permanecer em casa, afastado do trabalho ou da escola, e evitar locais com acúmulo de pessoas. Repouso e manter boa hidratação são duas dicas importantes para garantir a recuperação. A principal complicação decorrente de gripe H1N1 consiste em crises de insuficiência respiratória, que podem levar o paciente a óbito se não forem tratadas imediatamente e em caráter de urgência.

9-Como é realizada a prevenção?

A prevenção de gripe H1N1 segue as mesmas diretrizes da prevenção de qualquer tipo de gripe, só que o cuidado deve ser redobrado:
·       Evite manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada
·       Lave sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca
·       Leve sempre um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas
·       Mantenha hábitos saudáveis. Alimente-se bem e coma bastante verduras e frutas. Beba bastante água
·       Não compartilhe utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros
·       Se achar necessário, utilize uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar
·       Evite frequentar locais fechados ou com muitas pessoas
·       Verifique com um médico se há necessidade de tomar a vacina que já está disponível contra a gripe H1N1.

10- Qual vacina é utilizada e vacinação como é realizada?

As vacinas são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes. A composição da vacina é recomendada anualmente pela OMS, com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano a vacina da gripe muda, para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe naquela época. No Brasil, utilizam-se apenas as vacinas de vírus fracionados ou de subunidades. Qualquer um desses dois tipos pode ser utilizado em todas as idades. Na composição das vacinas entram antibióticos, tais como a neomicina e a polimixina, e o timerosal como conservante. As vacinas contra influenza têm sido fornecidas em seringas já preparadas com 0,25ml e 0,5ml, bem como em frascos multidoses.
A vacinação normalmente é oferecida na rede pública para pessoas dentro dos grupos de risco, ou seja:
·       Crianças entre 6 meses e 5 anos
·       Idosos acima de 60 anos
·       Gestantes
·       Portadores de doenças crônicas, como bronquite e asma.
Quem não se encaixa nesses grupos, mas quer se prevenir, deve buscar a vacina em clínicas particulares.


REFERÊNCIAS


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão