Hepatite B

Hepatite é uma INFLAMAÇÃO no fígado, que pode ser causada pelo uso de medicamentos, álcool, drogas e também por VÍRUS - Hepatites Virais.

Hepatites Virais: A (causada pelo consumo de alimentos e água contaminados pelo vírus), B e C (transmissão sexual, sanguínea, congênita), D (só ocorre em pacientes que são portadores da hepatite B), E (causada pelo consumo de alimentos e água contaminados pelo vírus) e G (descoberta recentemente).

E como ocorre a infecção pelo vírus?

O vírus vai contaminar as células do fígado, ou seja, os HEPATÓCITOS, causando lesões nessas células.
 

HEPATITE B

É causada pelo vírus HBV e este está presente no sangue, no sêmen, no leite materno e até mesmo na saliva (na saliva tem uma carga viral muito baixa, logo esta não é um meio de transmissão).

A transmissão desse vírus pode ocorrer das seguintes formas:

- Relação sexual desprotegida;
- Via sanguínea: contato com sangue contaminado;
- De mãe para filho: gestação, parto ou amamentação;
- Compartilhamento de objetos de uso pessoal: alicates de unha, lâminas de barbear, escovas de dentes, seringas, agulhas;
- Acidentes com materiais perfuro-cortantes (profissionais de saúde);
ATENÇÃO: Estudos mostram que a probabilidade de transmissão do HIV, o vírus da AIDS, por picadas de agulhas durante a coleta de sangue de uma pessoa infectada é inferior a 1%, enquanto a da transmissão do vírus da hepatite B gira em torno de 25% a 30%.
- Confecção de tatuagens e piercings, em locais que não há uma boa higiene e esterilização de materiais.

DICA:





Ao ir na manicure o ideal é sempre levar o seu próprio kit, com cortador de unha, alicate para cutículas e até mesmo o próprio esmalte (pesquisas mostram que o vírus da hepatite C foi encontrado viável em esmaltes). Ou certificar-se que o local faz uma esterilização correta dos alicates e utilize lixas e palitos descartáveis.

O vírus da hepatite B é muito resistente e pode permanecer nesses instrumentos até por mais de uma semana, sendo potencialmente infectante, ou seja, conservando sua característica de infectividade. Além disso, como sua concentração no sangue é elevada, algumas gotículas na superfície de um instrumento contêm enorme quantidade de vírus viáveis e pequeno ferimento na pele pode funcionar como porta de entrada para a infecção.

E os sintomas?

Muitas vezes a Hepatite B é uma doença SILENCIOSA, mas os sintomas mais frequentes são:
 
*Icterícia: peles e olhos amarelados.
Também pode se observar fezes claras e urina escura.

A hepatite B pode se desenvolver de duas formas: aguda e crônica.
A aguda é quando a infecção tem curta duração.
Os profissionais de saúde consideram a forma crônica quando a doença dura mais de seis meses. O risco de a doença tornar-se crônica depende da idade na qual ocorre a infecção. As crianças são as mais afetadas. Naquelas com menos de um ano, esse risco chega a 90%; entre 1 e 5 anos, varia entre 20% e 50%. Em adultos, o índice cai para 5% a 10%.

Diagnóstico

De um modo muito simplificado, antígenos (Ag) são substâncias que são capazes de desencadear uma resposta do sistema imunológico. O vírus da hepatite B possui três antígenos principais, o "s" (HBsAg), o "c" (HBcAg) e o "e" (HBeAg). Já os anticorpos são substâncias produzidas pelo organismo para destruir os antígenos.
A confirmação diagnóstica é feita por exames de sangue, onde são detectados anticorpos ou partículas do vírus da hepatite B. O exame principal no diagnóstico da hepatite B crônica é o chamado antígeno de superfície do vírus B (HBsAg), que quando reagente (positivo) indica a presença do vírus e possibilidade de transmissão.
A biópsia hepática (retirada de pequeno fragmento do fígado com uma agulha fina para análise microscópica) pode ser necessária para avaliar o grau de comprometimento do fígado e a necessidade de tratamento.

Pode ser feito também o TESTE RÁPIDO para Hepatite B, realizado no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) de sua cidade - o teste é anônimo, gratuito e muito simples! Com apenas uma gotinha de sangue e 15 minutinhos você tem o resultado. No teste rápido, caso dê reagente, o paciente deve realizar o exame de sangue para confirmar o diagnóstico.


Tem como prevenir a Hepatite B?

Três doses da vacina para Hepatite B, camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings. 

Vacina

Atualmente, o Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente vacina contra a hepatite B em qualquer posto de saúde. Mas, é necessário:
- Ter até 49 anos, 11 meses e 29 dias;
- Pertencer ao grupo de maior vulnerabilidade (independentemente da idade) - gestantes, trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais, manicures, populações indígenas, doadores de sangue, gays, lésbicas, travestis e transexuais, profissionais do sexo, usuários de drogas, portadores de DST.



A imunização só é efetiva quando se toma as três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.


Tratamento

Na hepatite AGUDA recomenda-se repouso e evitar uso de álcool, medicamentos e alimentos que sejam tóxicos para o fígado. 
O tratamento MEDICAMENTOSO é feito na hepatite CRÔNICA!
Existe tratamento que pode ser feito com interferon, uma substância antiviral que nosso organismo é capaz de produzir e que tem o poder de combater o vírus B. É um tratamento longo – dura em média de 16 a 24 semanas – composto por injeções subcutâneas como as de insulina. 

Novas terapias: Lamivudina e Adefovir – via oral


Referências bibliográficas: 

Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais. Disponível em: <http://www.aids.gov.br/pagina/hepatite-b>. Acesso em 04/04/2016 

Clínica de Vacinação Prophylaxis. Disponível em: <http://prophylaxis.com.br/marcadores-sorolgicos-da-hepatite-b/>. Acesso em 04/04/2016 

Hepcentro – Hepatologia Médica. Disponível em: <http://www.hepcentro.com.br/hepatite_b.htm/>. Acesso em 04/04/2016 

ABC da Saúde. Disponível em: <https://www.abcdasaude.com.br/gastroenterologia/hepatite-b/>. Acesso em 04/04/2016



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão