Dúvidas frequentes sobre a camisinha



          A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas Doenças Sexualmente Transmissíveis, como a AIDS, alguns tipos de Hepatite e a sífilis. Além disso, evita uma gravidez não planejada. Por isso, use camisinha SEMPRE!!! Abaixo seguem dicas e dúvidas mais frequentes sobre o uso da camisinha:




  1. Onde comprar camisinhas?
Na maioria dos lugares, você pode comprar camisinhas não importa a idade. Você pode encontrar em farmácias, drogarias e supermercados. E não há necessidade de receita para consegui-las. Também são distribuídas gratuitamente em centros de planejamento familiar, postos de saúde e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e até em universidades.

  1. Qual a forma correta de colocar a camisinha?
Primeiramente, o homem deve colocar a camisinha antes de haver qualquer contato entre o pênis e o corpo da (o) parceira (o). Porque existem fluidos que são liberados do pênis no inicio da ereção e podem causar gravidez ou transmitir uma DST. Para colocar a camisinha o pênis deve estar ereto, livre de lubrificantes, cremes ou pomadas e a embalagem deve ser aberta com os dedos do lado semi-serrilhado e retirada com cuidado para não rasgar.
Não use os dentes! Isso pode causar pequenas rupturas na camisinha que você pode não notar. Verifique se o anel da camisinha se desenrola facilmente, caso contrário ela está do avesso. Para encontrar o lado certo basta assoprar a ponta. Aperte e segure a ponta com uma das mãos e com a outra desenrole a camisinha até a base do pênis. Após a ejaculação com o pênis ainda ereto retire a camisinha, dê um nó e descarte no lixo. JAMAIS use a mesma camisinha duas vezes.




  1. Como escolher o tamanho ideal?
A medida convencional usada para determinar o tamanho da camisinha é a do diâmetro, cujo valor médio (tradicional) e mais encontrado para o consumidor é de 52 mm. "Entretanto, podem ser adquiridos preservativos de 55 mm (extra) e de 49 mm ('teen'), que devem ser escolhidos de acordo com as dimensões do pênis segundo o urologista Sylvio. Quanto ao comprimento, as camisinhas variam de 16 a 19 centímetros, sendo de extrema importância a certificação do tamanho correto, pois camisinhas maiores do que o tamanho do pênis podem comprometer a proteção. Na dúvida, escolha o tamanho padrão e troque em caso de desconforto. As espessuras das camisinhas também podem variar, sendo as mais finas - modelos "sensíveis" - indicadas para pessoas que perdem a sensibilidade com a camisinha normal e acabam sentindo menos prazer no ato sexual. 




  1. E se ela romper?


Enquanto estiver fazendo sexo, você ou o seu parceiro podem sentir que a camisinha rompeu, mas nem sempre é o caso, então ao final de cada relação sexual é importante checar se a camisinha está integra. Durante o sexo você ou o parceiro podem sentir que ela rompeu nesses casos recomenda-se que pare imediatamente e coloque uma nova camisinha. É muito importante procurar posteriormente um médico para realizar exames de doenças sexualmente transmissíveis que também podem ser realizados através de testes rápidos nos centros de aconselhamento e testagem (CTA) para fazer teste de HIV/DST, também é recomendável o uso de contraceptivo de emergência (pílula do dia seguinte) para evitar o risco de uma gravidez indesejada.


  1. Preciso usar camisinha no sexo oral?

Sim. Algumas doenças e infecções sexualmente transmissíveis como herpes (HPV), podem ser transmitidas através do sexo oral. Portanto é importante usar camisinha durante o sexo oral, tanto o homem quanto a mulher. Dica: A camisinha usada no sexo oral deve ser trocada por outra antes que haja a penetração, pois o atrito com a boca e os dentes podem comprometer a integridade do látex.



  1. E quanto ao sexo anal?

SIM. SEXO ANAL carrega um ALTO RISCO de transmissão de DST, porque a o ânus é uma região muito irrigada, ou seja, com grande número de vasinhos onde circulam o sangue e por ser uma área muito delicada a penetração leva a pequenas fissuras que vão romper esses vasos, deixando o individuo ainda mais exposto as secreções do parceiro. O sexo anal também não vai necessariamente evitar que uma mulher engravide, já que o sêmen pode escapar do ânus e entrar na vagina depois do sexo. Dica: Nesses casos recomenda-se uma camisinha mais resistente já que vai haver mais tensão no momento da penetração. Também é indicado o uso de lubrificantes para minimizar o atrito e facilitar o movimento de entrada e saída do pênis.



  1. É mais seguro usar duas camisinhas?

NÃO!!! A fricção de uma camisinha na outra fará com que as duas se rompam, além de ser desconfortável. Também não se deve utilizar a camisinha masculina e feminina juntas.



  1. O que é camisinha feminina?

A camisinha feminina é como se fosse uma “bolsa” de 15 centímetros de comprimento e oito de diâmetro e possui dois anéis flexíveis. Um é móvel e fica na extremidade fechada, servindo de guia para a colocação da camisinha no fundo da vagina. O segundo, na outra ponta, é aberto e cobre a vulva (parte externa da vagina). É feita de poliuretano, um material mais fino que o látex da camisinha que envolve o pênis. É, também, mais lubrificada. Também serve para se prevenir contra a AIDS, Hepatites Virais e outras DST. Assim como a opção masculina, também evita uma gravidez não desejada. Por ficar dentro do canal vaginal, a camisinha feminina não pode ser usada ao mesmo tempo em que a masculina.



  1. A camisinha protege contra o HPV?

De acordo com Angélica Nogueira, oncologista especialista em tumores ginecológicos e presidente do Grupo Eva (Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos), a camisinha masculina protege parcialmente mulheres e homens do HPV. “A infestação do vírus pode se dar pelo contato da pele da região genital externa e essa área não fica isolada pelo preservativo”, explica. - No entanto, mesmo não protegendo completamente do vírus, ela protege o contato com outras DST e, por isso, seu uso é de extrema importância.
A camisinha feminina, no entanto, abrange uma maior área da vulva e, por isso, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é mais eficaz para evitar o contágio se usada desde o começo da relação – antes mesmo da penetração.

Ainda ficou alguma dúvida sobre o uso correto da camisinha masculina? Deixe seu comentário abaixo anonimamente e responderemos!

  

E siga-nos nas redes no facebook:
Página: https://www.facebook.com/dstaidsunifal/
Perfil:  https://www.facebook.com/profile.php?id=100010087841114&fref=ts



 Bibliografia:
Camisinha feminina\<http://www.aids.gov.br/pagina/camisinha-feminina>/
20 dicas e dúvidas sobre a camisinha. Disponível em: <\http://irresistivel.com.br/20-dicas-e-duvidas-sobre-camisinhas/>
Porque usar a camisinha. Disponível em :<\http://www.aids.gov.br/pagina/por-que-usar/>
Tire 12 dúvidas sobre o uso da camisinha .Parte 01. Disponível em :<\http://www.mergulhadonatv.com.br/2013/06/tire-12-duvidas-sobre-o-uso-da.html.>/
\<http://www.bolsademulher.com/saude/camisinha-nao-impede-contaminacao-por-um-tipo-de-dst-saiba-o-que-fazer>/
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão