O PILATES E SUA IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE DA MULHER: ENTREVISTA COM ESPECIALISTA.


O projeto DST/HV entrevistou a Fisioterapeuta Especialista em Pilates Sandra Aparecida Dias e obteve INFORMAÇÕES importantes EM ESPECIAL para as MULHERES!




ENTREVISTA

Projeto DST/HV: Os fisioterapeutas são muito conhecidos por trabalharem na reabilitação de pacientes e também em atividades especiais, como é o caso do PILATES. O que é o PILATES?
Sandra: O PILATES é um método de condicionamento físico e mental criado por Joseph Pilates. É uma atividade física que promove o fortalecimento e o alongamento por meio de exercícios que parecem suaves mas que, na verdade, são muito concentrados. O pilates também ensina o controle total da musculatura, respiração e concentração.


Projeto DST/HV: A gestação é uma fase muito especial na vida de cada MULHER, mas que, as vezes, gera alguns receios. A mulher pode praticar o PILATES mesmo durante a gestação?
Sandra: Sim. No período gestacional, o PILATES pode ser praticado a partir do terceiro mês com indicação e liberação do médico de maneira modificada para aliviar as dores e sobrecargas causadas pelo aumento de peso, preparando a mãe para um parto mais tranqüilo. É importante ressaltar ainda, que ele ajuda efetivamente na recuperação mais rápida no pós-parto.


Projeto DST/HV:  Sandra, é de conhecimento popular que o PILATES faz bem à saúde, mas quais são os reais benefícios do pilates para a saúde da mulher?
Sandra: O PILATES tem muitos benefícios para o corpo no geral e para ambos os sexos, promovendo o auto-conhecimento, fortalecimento da musculatura, melhorando a flexibilidadee a respiração, reeducando a postura e melhorando até mesmo a circulação sanguínea e linfática. Ele diminui o estresse, melhora e mantem o condicionamento físico dos seus praticantes. Para a mulher, existem benefÍcios adicionais que são causados por esses ganhos, como a melhora da retenção de líquidos, previne as fraturas por osteoporose, ajuda a aliviar os sintomas da TPM eda enxaqueca, e previne e ajuda no tratamento da incontinência urinária.

Projeto DST/HV: Você falou sobre ajudar no tratamento da incontinência urinária. Como isso ocorre?
Sandra: É importante ressaltar que existem vários tipos de incontinência urinária. O PILATES auxilia SOMENTE no tratamento da incontinência urinária ocasionada por FRAQUEZA na musculatura da região pélvica. Este auxílio ocorre pelo fortalecimento da musculatura abdominal e do assoalho pélvico, por meio de inúmeros exercícios realizados durante o PILATES uma vez que EM TODOS os exercícios são requeridos a CONTRAÇÃO do abdomên edo períneo. Os benefícios são vistos tanto na musculatura superficial como na mais profunda, melhorando inclusive o funcionamento da BEXIGA.

Projeto DST/HV: Além da região pélvina, existem outras áreas do CORPO que também podem sentir os benefícios do PILATES?
Sandra: Com certeza! O PILATES ajuda na melhora do ritmo INTESTINAL, ajudando no movimento peristáltico. Nesse sentido, o PILATES ativa o corpo, diminuindo complicações como a constipação intestinal e aumentando o controle do intestino.


Projeto DST/HV: Muitas mulheres buscam formas diferentes de emagrecimento. É verdade que a prática do PILATES pode contribuir no EMAGRECIMENTO?
Sandra: Se a sua circulação linfática esta melhorando, se a sua circulação sanguinea esta fluindo, sua musculatura esta sendo trabalhada e o intestino esta funcionando, isso vai sim auxiliar no emagrecimento, porém o pilates sozinho NÃO emagrece, ele é um complemento. Para o emagrecimento efetivo é preciso uma reeducação alimentar séria e atividade aeróbica.

Projeto DST/HV: O PILATES pode aliviar dores no CORPO?
Sandra: Claro. Por melhorar a circulação na região, ele alivia dores de tensão muscular, que podem ser geradas por fatores como a má postura (em especial no ambinte de trabalho), o stress ou os exercícios físicos feitos de maneira incorreta. E mais que isso, o PILATES pode prevenir as dores causadas por patologias como a TENDINITE, a ARTROSE e a ARTRITE, por exemplo.

Projeto DST/HV: O PILATES cura problemas posturais?
Sandra: O PILATES é um método de CORREÇÃO POSTURAL, então ele vai MELHORAR a angulação da COLUNA. Nesse sentido, é comprovado cientificamente que ele pode ter SIM um resultado de cura uma vez que ele pode REALINHAR a coluna mesmo em casos graves de desvios posturais. É um método tão EFICAZ tanto a reeducação postural global (RPG) ou que o Isostretching.

Projeto DST/HV: Você sabe que nosso projeto se preocupa muito com a PREVENÇÃO das doenças sexualmente transmissíveis (DST). O PILATES pode ter alguma relação com prevenção de alguma DST?
Sandra: Não existe comprovação científica de que haja ligação entre uma coisa e outra, porém, por promover o auto conhecimento, o pilates melhora a auto imagem, fazendo com que a pessoa se PREOCUPE MAIS com as questões relacionadas a saúde, o que inclui também a saúde sexual! E como profissional da saúde eu aconselho USAR PRESERVATIVO EM TODAS RELAÇÕES SEXUAIS!

Nesta imagem é Joseph Pilates quando estava com aproximadamente 70 anos.






Nosso agradecimento especial à Fisioterapeuta instrutora Sandra!






ENTREVISTADA:
Sandra Aparecida Dias
Fisioterapeuta e Especialista em Pilates e Acupuntura
Crefito: 179631-F
Trabalha atualmente na Clínica Reability
Poços de Caldas
Contato: 3721-7069


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão