CLAMÍDIA



1.0 Descrição

A clamídia é uma IST a qual possui como agente etiológico uma bactéria chamada de Chlamydia trachomatis. A infecção afeta a região genital do paciente, mas também pode ocorrer de infectar outras partes do corpo, como a região oral. Apesar de tal patologia não ser mortal, é necessário a atenção nela já que, em específico, é uma infecção que não demonstra muitos sintomas e apresenta complicações para o paciente.



2.0 Transmissão
A transmissão da clamídia ocorre pelo ato sexual desprotegido com uma pessoa infectada e também ocorre de forma vertical, ou seja, da mãe para o feto. A transmissão vertical acontece na passagem do feto pelo canal do parto, em virtude da infecção atingir principalmente a região da uretra, podendo o feto adquirir uma conjuntivite por clamídia (oftalmia neonatal) ou também uma pneumonia.
A IST também pode acometer de se instalar na região anal, oral (faringe). Nesse último, ela pode ser responsável por resultar em algumas doenças pulmonares.


3.0 Sinais e Sintomas
O ministério da saúde comenta que em torno de 70% a 80% dos pacientes que estão com a infecção, não apresentam sintomas. No entanto, na porcentagem da população que o sintoma é perceptível, os mais comuns por clamídia, de acordo com o ministério da saúde, são:
  • Nas mulheres:
corrimento amarelado ou claro;
sangramento espontâneo ou durante as relações sexuais;
dor ao urinar e/ou durante as relações sexuais;

  • Nos homens:
ardência ao urinar;
corrimento uretral com a presença de pus;
Dor nos testículos.
Sabe-se também que o período de incubação desse bactéria no corpo humano, é em torno de 15 dias. Nesse período é quando o contágio ocorre e por ser, na maioria dos casos assintomática, o contágio pode ser facilitado caso a pessoa faça relação sexual desprotegida.


4.0 Complicações
Algumas das complicações por clamídia que acometem os pacientes quando não tratada são:
1. Infertilidade;
2. Dor crônica na região pélvica;
3. Dor durante as relações sexuais;
4. Gravidez tubária (quando ocorre nas trompas);
5. Complicações na gestação.
É válido ressaltar que no caso da mulher que foi infectada por clamídia, a infertilidade advém pela possibilidade da bactéria atravessar o colo uterino, chegando nas tubas uterinas e provocando então a DIP, uma doença inflamatória pélvica, a qual pode ser responsável pela obstrução das tubas impedindo a fecundação. Ademais, esse processo infecioso pode auxiliar para uma gravidez tubária;
No caso dos homens, a bactéria pode resultar em uma inflamação nos epidídimos e nos testículos. Essa inflamação é capaz de obstruir a passagem dos espermatozoides, podendo deixar o paciente infértil.


5.0 Complicações por clamídia na Gravidez
O ministério da saúde comenta que as complicações que podem ocorrer na gravidez quando há infecção por clamídia e não é tratada são:
Gravidez tubária;
Aborto espontâneo;
Inflamação da camada interna do útero (endometrite);
Parto precoce;
Infecção pós-parto, caso a clamídia for contraída durante a gestação.


6.0 Diagnóstico e Tratamento para Clamídia
O diagnóstico é feito a partir da avaliação dos sintomas e sinar da clamídia no paciente quando possível. Todavia, os pacientes infectados por clamídia geralmente procuram um médico quando começa apresentar as complicações dessa infecção. Assim, faz-se um exame de urina, da secreção uretral e também do material obetido por esfregaço na uretra, sendo que nas mulheres, é também proposto recolher material do colo do útero. Além dessas coletas, pode fazer outro exame de extrema importância para detectar anticorpos anticlamídia no sangue (IgM).
Identificado a infecção, o tratamento é feito por antibióticos (exemplo: azitromicina ou doxiciclina). Esses medicamentos são receitados pelo médico dependendo de cada caso e as gestantes devem fazer o acompanhamento pré-natal, junto com a efetuação de exames específicos.
Quando se faz o tratamento corretado, tomando os anibióticos como recomendado e evitando relações sexuais no período de infecção, há a cura da infecção por clamídia.



7.0 Referências Bibliográficas

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão