PREVENÇÃO COMBINADA.

PREVENÇÃO COMBINADA

Por Clara Magossi 23/05/2020.




             As ISTs, terminologia para Infecções Sexualmente Transmissíveis, são conjuntos de infecções as quais possuem como principal forma de contágio a relação sexual desprotegida. Não sendo a única forma, para cada uma delas desse grupo, há também outras forma de contágio. Por outro lado, apesar de atingir várias pessoas de diferentes populações ao redor do mundo, para cada uma das infecções há, ou uma forma de tratamento, ou uma cura. 
           No Brasil, com o intuito de impedir a proliferação das ISTs e ajudar aqueles já acometidos por ela, criou-se uma estratégia com o âmbito de prevenção, chamado de Prevenção Combinada, utilizada para HIV e também para as outras IST e Hepatites Virais.

O que é ?

           O Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde definiu como sendo uma estratégia que faz uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção/profilaxia, como as biomédicas, comportamental e a estrutural. Essas, são aplicadas em múltiplos níveis, desde o individual chegando até a níveis comunitários e sociais, com o viés de atender as necessidades específicas para diferentes segmentos populacionais.

A “Mandala” 

        Foi criado um esquema didático e simples que aborda todas as vertentes da prevenção combinada em forma de uma mandala. Nela, consegue identificar como que essa estratégia baseia-se na interconexão das diferentes ações de prevenção. Abaixo, há o esquema da mandala, disponível nos sites oficiais do ministério da saúde 




Métodos

         Como dito anteriormente, a estratégia de prevenção combinada associa diferentes métodos de prevenção ao HIV, às IST e às hepatites virais, conforme as condições e o momento de cada pessoa. Esses métodos que podem ser combinados são:

→ Testagem regular para o HIV, a qual é fornecida e realizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) 
→ Prevenção vertical para as infecções é plausível de transmissão da mãe para o bebê durante a gravidez. 
→ Tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; 
→ Esquema de imunização para as hepatites A e B, além da testagem regular para as ITS, HIV e as hepatites virais no geral; 
→ Programas de redução de Danos para usuários de alcool e outras substâncias; 
→ No caso do HIV, utilização da profilaxia pré-exposição (PrEP) e profilaxia pós exposição (PEP), além do tratamento de pessoas que já convivem com o HIV 

Referências: 

[1] http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/previna-se
[2]http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/prevencao-combinada/o-que-e-prevencaocombinada [3]https://g1.globo.com/bemestar/podcast/noticia/2020/01/29/bem-estar-23-o-que-saoist.ghtml 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Olá a todos, Meu nome é Andre Douglas, meu e-mail de hangout é andrecamilodouglas@gmail.com.
    Tenho sido HIV positivo desde os últimos três anos com minha namorada, mas hoje estou feliz por ser HIV negativo com a ajuda do medicamento fitoterápico do Dr. O.water, o grande curador. Eu estava navegando na Internet em busca de ajuda quando me deparei com um testemunho compartilhado por alguém sobre como o Dr. O.water o curou do vih. Sempre acreditei que existe solução para todos os problemas. Estou em Bedum, Holanda, mas tentei o meu melhor para ter certeza de que falaria com o Dr. O.water porque eu precisava muito de seu tratamento. Felizmente para mim, peguei o remédio e usei conforme as instruções. Dr. O.water trouxe um sorriso ao meu rosto com seu medicamento à base de ervas. Estou muito feliz hoje por termos alguém como esse grande curador por aí. Portanto, meu povo, por favor, contate este curandeiro em seu e-mail: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM ou Whatsapp: +2349050205019. Ele também pode curar Herpes, Hepatite B, Hepatite C, HPV, Diabetes, Câncer, Asma e muito mais

    ResponderExcluir

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão