DOENÇA INFLAMATÓRIA PÉLVICA (DIP)



Contextualização:
Quando há uma infecção dos órgãos reprodutores femininos superiores, como as trompas, o útero e os ovários, denominamos de Doença Inflamatória Pélvica, ou sua abreviação DIP.
Essa doença está inclusa nas infecções sexualmente transmissíveis, a qual normalmente a mulher sente dor na parte inferior do abdômen. Essa patologia pode ser consequência de outra IST, na maioria dos casos.

Definição da doença:
O departamento de doenças de condições crônicas e infecções sexualmente transmissíveis do Ministério da Saúde, define DIP da seguinte forma: É uma síndrome clínica causada por vários microrganismos, que ocorre devido à entrada de agentes infecciosos pela vagina em direção aos órgãos sexuais internos, atingindo útero, trompas e ovários, causando inflamações. Esse quadro acontece principalmente quando a gonorreia e a infecção por clamídia não são tratadas”.
Sabe-se também que essa doença é considerável como sendo a causa evitável mais comum de infertilidade nos Estados Unidos.
É importante ressaltar que a DIP acomete geralmente as mulheres sexualmente ativas, sendo raro, mas não impossível, o aparecimento dessa condição em meninas antes da primeira menstruação (menarca), ou em mulheres durante a gestação ou após a menopausa.

Formas de Contágio:
Como essa infecção é classificada como uma IST (infecção sexualmente transmissível) então uma das formas de contrair é a partir do contato com bactérias após relação sexual desprotegida.
Outras formas de contágio podem ser a partir de procedimentos médicos locais:
inserção de um dispositivo intrauterino, o DIU;
Biópsia na parte do útero;
curetagem (definindo como operação que consiste em esvaziar o interior de uma cavidade natural ou patológica com o auxílio de uma cureta; raspagem.”)
É digno de nota que a DIP, na maioria dos casos, acomete mulheres que já possuem outra IST. No caso, a literatura diz que as outras IST mais comuns que auxiliam para o desenvolvimento da DIP são a gonorreia e a infecção por clamídia não tratada.

Referência:



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Olá a todos, Meu nome é Andre Douglas, meu e-mail de hangout é andrecamilodouglas@gmail.com.
    Tenho sido HIV positivo desde os últimos três anos com minha namorada, mas hoje estou feliz por ser HIV negativo com a ajuda do medicamento fitoterápico do Dr. O.water, o grande curador. Eu estava navegando na Internet em busca de ajuda quando me deparei com um testemunho compartilhado por alguém sobre como o Dr. O.water o curou do vih. Sempre acreditei que existe solução para todos os problemas. Estou em Bedum, Holanda, mas tentei o meu melhor para ter certeza de que falaria com o Dr. O.water porque eu precisava muito de seu tratamento. Felizmente para mim, peguei o remédio e usei conforme as instruções. Dr. O.water trouxe um sorriso ao meu rosto com seu medicamento à base de ervas. Estou muito feliz hoje por termos alguém como esse grande curador por aí. Portanto, meu povo, por favor, contate este curandeiro em seu e-mail: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM ou Whatsapp: +2349050205019. Ele também pode curar Herpes, Hepatite B, Hepatite C, HPV, Diabetes, Câncer, Asma e muito mais

    ResponderExcluir

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão