DONOVANOSE: A IST que “come carne”




1.0 Descrição
A donovanose é uma IST que possui como agente etiológico uma bactéria chamada de Klebsiella granulomatis. A infecção “ataca” as regiões preferencialmente da pele e de mucosas das regiões da genitália, da virilha e do ânus.
Possui o homem como reservatório (que transporta o agente etiológico) tendo como modo de transmissão, a relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada. Assim, a forma mais eficaz de evitar a infecção é a utilização de camisinhas (femininas e/ou masculinas) durante as relações sexuais.

2.0 Sinais e Sintomas
Os principais sintomas relacionados com a donovanose são a presença de lesões nas regiões da virilha, nas genitálias e nos ânus. Essas lesões se transformam em feridas nas quais podem ocorrer o sangramento facilitado, apesar da ausência de dor.
O apelido dessa IST ser “come carne” advém do fato da bactéria ter como característica a formação de úlceras na região infectada, prejudicando/”desintegrando o local e podendo necrosar em casos mais graves.
É valido ressaltar que a medida que a doença avança, a parte afetada pela infecção vai ficando cada vez mais exposta, situação a qual facilita a entrada de outros microrganismos, podendo então o paciente vir a ter outras infecções.

3.0 Diagnóstico e Tratamento
O departamento de Doenças De Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério Da Saúde, recomenda-se que Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessas IST, recomenda-se procurar um serviço de saúde para o diagnóstico correto e indicação do tratamento com antibiótico adequado. Ao término do tratamento, é necessário retorno à consulta, para avaliação de cura da infecção. Deve-se evitar contato sexual até que os sinais e sintomas tenham desaparecido e o tratamento seja finalizado”
O diagnóstico em si é laboratorial, com a demonstração de corpúsculos de Donovan em esfregaço de material proveniente de lesões/feridas que suspeitam-se ser de donovanose.


4.0 Referências

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção | Facebook

UNIFAL | Pró-reitoria de Extensão